Children’s room ideas – Create the perfect space for your children
A boa notícia é que, se for esse o problema, a solução pode ser relativamente fácil: basta ajustar a forma como o quarto é iluminado e ventilado para começar a notar logo o efeito nos mais novos.
Iluminação do quarto das crianças: uma questão de saúde
A luz tem um papel importantíssimo na vida de todos nós, mas ainda mais na vida das crianças. Se pensar bem, as crianças passam muito tempo no quarto mesmo quando não estão a dormir: é lá que brincam, que fantasiam, que sonham e que dão asas à criatividade.
Um quarto bem iluminado é, em primeiro lugar, um quarto onde a criança vê bem. Ela vê bem no sentido literal, isto é, faz pouco esforço para notar os detalhes dos brinquedos ou para fazer atividades minuciosas, mas também vê bem num sentido mais abrangente, ou seja, sabe que o espaço não tem cantos escuros ou misteriosos e, por isso, sente-se confortável e confiante com o que a rodeia.
Por outro lado, a iluminação do quarto das crianças impacta o seu ciclo circadiano: faz com que consigam descansar bem durante a noite e, igualmente importante, consigam despertar bem de manhã.
Iluminação do berçário
Se a iluminação do quarto das crianças é importante, no berçário é absolutamente inquestionável. É nos primeiros meses de vida que o nosso organismo se ajusta ao mundo exterior e aprende a interpretar os sinais que recebe dele. É nesta fase que o nosso corpo aprende, de forma natural, quando é hora de dormir ou quando é hora de despertar.
Manter o berçário com muita luz natural e o mais fiel possível à iluminação exterior é um enorme passo na direção de hábitos de sono bem enraizados e recuperação eficiente de energias.
A luz e a cor na renovação do quarto das crianças
A cor é sempre um tópico de destaque quando se fala em decorar o quarto das crianças, porque é dela que vem uma grande parte da energia e alegria que queremos trazer ao ambiente. No entanto, vale a pena lembrar que a cor não é mais do que… luz.
Não serve de nada pintar um quarto de uma cor viva se não tiver uma boa entrada de luz que a faça sobressair; da mesma forma que pouco resultado verá se, apesar de ter uma janela enorme no quarto dos pequenos, pintar as paredes todas de preto.
A ideia é, portanto, que a luz e a cor trabalhem em conjunto para um ambiente relaxante e bem-disposto.
Estimular a criatividade das crianças
Quem vive com crianças pequenas sabe que o quarto é o seu reino favorito e serve para muito mais do que apenas dormir. Ora, no reino das crianças tem de caber a fantasia, a criatividade, o improvável e até o impossível, e tudo isso só será possível se o ambiente for propício à atividade e ao bom desenvolvimento cerebral.
Um quarto que estimula a criatividade de uma criança é um quarto com espaço. Não precisa de ser grande; precisa de ter espaço para circulação, áreas vazias para que a criança possa preencher com o que quiser, no momento em que quiser. A luz, mais uma vez, também é um elemento a considerar. Ela mantém a criança alerta, disposta, bem-humorada e otimista.
Não esquecer a ventilação natural
As crianças brincam, correm, gritam, transpiram – muitas vezes várias crianças ao mesmo tempo, no mesmo quarto. A ventilação natural é, por isso, muito importante para o quarto das crianças, já que ajuda a renovar o ar e a manter o espaço salubre mesmo após várias horas de brincadeira.
Ideias para o quarto das crianças
Seja na internet, nos programas de televisão, nas revistas e nos catálogos das lojas, não faltam lugares onde procurar as melhores ideias para o quarto das crianças. Mais do que olhar para cores e móveis, avalie a luz, a disposição dos elementos e, claro, os espaços de circulação. Depois será só adaptar ao espaço que tem disponível em casa.
Reservar uma consulta técnica VELUX
Para a remodelação das janelas, procure um revendedor ou instalador VELUX e agende uma visita técnica sem compromisso: os nossos peritos saberão guiá-lo pelas opções possíveis e pela escolha da solução que melhor responde às suas necessidades.
As especificidades do mobiliário de quarto pequeno
Pode mobilar um quarto pequeno com os móveis normais que utiliza noutras divisões, mas também existem lojas que vendem móveis específicos para espaços exíguos. Este tipo de mobília é, muitas vezes, dobrável, para flexibilizar a organização do espaço, e quase sempre aproveita todos os centímetros disponíveis para oferecer arrumação.