10 ideias criativas para decorar a sua casa

Nem sempre é fácil saber como decorar a casa para que ela reflita a personalidade de quem lá vive. Além das ideias de mobiliário doméstico, é necessária alguma criatividade na organização do espaço para otimizar a sua utilização. Partilhamos consigo algumas dicas essenciais para cumprir esta missão com sucesso.

Como decorar a sua casa: 10 dicas criativas

Uma decoração criativa da casa vai muito além de uma peça mais ousada aqui ou ali:

  1. Procure ideias originais de mobiliário doméstico que possa ajustar ao seu espaço e ao seu gosto;
  2. Componha uma paleta de cores para a decoração que reflita a sua personalidade e uniformize os espaços contíguos;
  3. Aproveite materiais para criar estruturas, móveis, ou peças de decoração únicas, feitas por si e com uma história para contar;
  4. Seja imprevisível: porque não uma janela no teto? Porque não uma estante de livros na cozinha?
  5. Aposte em espaços dinâmicos: Uma sala de estar não tem de ser só uma sala de estar, : pode ser também um escritório, uma sala de cinema ou um centro de jogos para a família. Invista em mobiliário que possa ser rearranjado e que sirva mais do que um único propósito em casa.
  6. Expresse-se nas paredes: nem só de tinta branca tem de viver uma casa. Na verdade, nem só de paredes lisas vive um lar. Dê asas à imaginação e use as paredes para se expressar!
  7. Exponha objetos com histórias: Uma bicicleta também pode enfeitar uma parede, ou até umum copo elaborado pode servir de jarra de flores.
  8. Explore texturas para além do liso e suave. Arrisque em tecidos diferentes, apontamentos de padrões ou materiais incomuns.
  9. Pendure quadros sem usar a régua, porque a vida não é perfeita. Assuma posições desalinhadas e geometrias irregulares, pois são elas que tornam a sua parede tão única.
  10. Improvise objetos do dia-a-dia, aproveitando materiais que, de outra forma, não estaria a utilizar. Não tem um copo para colocar as escovas de dentes? Aproveite uma lata de feijão vazia e lavada para esse efeito. Quanto mais imprevisível for a substituição, mais criativa se torna a decoração da casa.

Mude a disposição das mobílias para organizar o seu espaço doméstico

Conhece aquela sensação de quando muda a mobília de sítio, num determinado espaço, o mesmo fica a parecer outro? Muitas vezes o que as casas precisam não é de uma remodelação total, mas apenas de uma reorganização dos espaços domésticos para que estes se tornem mais eficientes e confortáveis.

Os segredos do design de interiores

Não basta saber como decorar a casa para ter uma casa de sonho – é preciso dominar algumas técnicas do design de interiores.

Ditam as regras do design de interiores que os melhores ambientes têm sempre uma peça de destaque. Escolha a sua e crie o resto do design em torno dela. Os profissionais também aproveitam peças antigas para misturar com as novas, numa combinação entre as memórias e a vida presente.

Tintas e texturas não aceitam timidez: até é bom que uma sala tenha texturas que lhe tragam vida. Crie um moodboard para a sua decoração e depois transporte-o para cada espaço.

Iluminação e ventilação natural

Por último, mas não menos importante, a questão da ventilação e da iluminação. Saber como decorar uma casa implica também dominar os princípios básicos da iluminação de espaços interiores.

A luz natural é sempre a melhor escolha, a menos que não esteja disponível (como acontece à noite). Assim, garanta que todas as divisões da casa recebem luz solar durante o dia, direta ou indiretamente.

Tal como acontece com a mobília, também para trabalhar a luz pode recorrer à sua criatividade: além das janelas tradicionais, pode optar pelas janelas de telhado para aumentar a luz natural em casa e melhorar a ventilação dos espaços. Informe-se sobre as janelas de telhado da VELUX, que lhe oferecem uma grande variedade de opções para que fique com janelas à medida da sua casa e das suas necessidades.

Artigos relacionados

Como melhorar a qualidade de vida em casa
O lugar onde vivemos tem um impacto muito grande no nosso bem-estar físico e emocional. Em última instância, a nossa qualidade de vida também depende da salubridade do lugar onde passamos a maior parte do tempo e, na mesma lógica, é possível melhorar a qualidade de vida com algumas intervenções mais ou menos profundas na nossa casa.
Leia o artigo completo
Como reduzir o consumo doméstico de energia?
Seja para arrefecimento ou para aquecimento, a conta da luz numa casa com boa eficiência energética acaba sempre por ser mais baixa – e não são só os eletrodomésticos que influenciam os números. No que toca à construção, há várias estratégias que ajudam a reduzir o consumo doméstico de energia.
Leia o artigo completo
Janelas de telhado para aumentar a luz natural em casa
Nem todas as divisões de uma casa têm paredes exteriores onde pode colocar janelas amplas. Isso não quer dizer, no entanto, que tenham de ser divisões escuras e privadas de luz solar. Há outras formas de aumentar a luz natural em casa – e as janelas de telhado são a solução mais fácil.
Leia o artigo completo
A luz na arquitetura e o poder de transformar espaços
Na arquitetura e no design de interiores, quase tudo gira em torno da iluminação. A luz na arquitetura tem um papel orientador: os edifícios são desenhados consoante a orientação solar, a exposição ao sol, a luz que recebem (ou não) em cada momento do dia ou do ano.
Leia o artigo completo
Como criar um ambiente saudável e seguro em casa
A nossa casa é muito mais do que apenas quatro paredes e um teto: é um lar, o lugar onde relaxamos, convivemos, descansamos e recuperamos as energias e o espírito. Por esse motivo, criar um ambiente saudável e seguro em casa é essencial, porque é dele que depende o bem-estar de todos os que lá vivem.
Leia o artigo completo