Como melhorar a qualidade de vida em casa

A man sitting at a desk and reading a book.
O lugar onde vivemos tem um impacto muito grande no nosso bem-estar físico e emocional. Em última instância, a nossa qualidade de vida também depende da salubridade do lugar onde passamos a maior parte do tempo e, na mesma lógica, é possível melhorar a qualidade de vida com algumas intervenções mais ou menos profundas na nossa casa.

Ajuste os ambientes domésticos para melhorar a sua qualidade de vida

Uma forma eficaz de melhorar a qualidade de vida que tem em casa é rever e reajustar os ambientes domésticos. Dos espaços de convívio aos espaços de descanso, é importante que a sua casa seja um porto seguro onde o seu corpo e mente conseguem relaxare onde possa abstrair-se do mundo lá fora e recuperar energias.

Sobre como organizar espaços em casa, o mais importante é garantir que todos os ambientes domésticos estão bem definidos, em particular, que espaços de descanso e espaços de trabalho não se sobreponham. Afinal, melhorar a qualidade de vida dentro de casa passa também por ter alguma higiene no trabalho e não permitir que este ocupe mais espaço (físico e mental) do que o necessário.

Como otimizar o espaço que tem em sua casa

Até as casas mais pequenas têm bastante potencial para ser aproveitado. Dos móveis feitos à medida às janelas instaladas no telhado para trazer luz àquele recanto que não sabe bem como utilizar, as opções são infinitas. A regra é só uma: não deixar centímetros de espaço por utilizar.

Para otimizar o espaço dentro da sua casa, comece por listar os espaços que lhe fazem falta e/ou são importantes para si. Depois pegue na lista, desenhe uma planta atual da casa e procure encaixar os seus espaços no desenho. Depois é só concretizar o que desenhou: faça uso das divisórias e outros elementos delimitadores para criar na casa espaços informais distintos.

A importância de uma casa com uma disposição funcional

Um dos segredos da boa otimização do espaço em casa é a disposição funcional de todas as mobílias. A ideia é abdicar dos cenários “estilo capa de revista”, com móveis e objetos meramente decorativos, e apostar totalmente em peças que vão, de facto, ser-lhe úteis no dia-a-dia.

Por outro lado, é importante ter atenção à circulação dentro de casa. Evite encher os espaços com demasiados móveis (vai-se sentir apertado) ou bloquear espaços de passagem. Manter os fluxos de circulação desimpedidos também é uma questão de segurança – em caso de emergência, é importante que as rotas de fuga sejam fáceis de percorrer.

Iluminação e ventilação natural

Sejam grandes mansões ou pequenos estúdios, todas as casas deveriam beneficiar de uma iluminação e ventilação natural eficiente. Estas duas características têm muito impacto na qualidade de vida de quem ali vive, porque a luz natural influencia os ciclos circadianos e a ventilação tem o poder de tornar o ar mais respirável e fresco.

Divisões complementares: como iluminar um sótão?

O sótão é, muitas vezes, encarado como uma divisão praticamente inutilizável da casa: ora é usado para arrumação, ora é completamente vedado e tratado como se nem existisse. Esta fraca utilização do sótão está frequentemente relacionada com o facto de este não ser um espaço convidativo por ser de difícil acesso, mal iluminado e sem ventilação.

A boa notícia é que, se a sua casa tem um sótão nestas condições, então tem uma divisão nova que pode acrescentar aos espaços utilizáveis. Para tornar o espaço mais acolhedor e salubre, instale uma janela de telhado que lhe permita ventilar o espaço e regular a entrada de luz direta. É tudo quanto precisa para ter uma divisão onde será confortável para se estar.

A VELUX tem, para este propósito, vários modelos disponíveis que pode personalizar para corresponder às suas necessidades e às características do espaço que tem disponível. Consulte um dos nossos especialistas para ficar a conhecer as melhores oportunidades.

Artigos relacionados

Testemunhos relacionados