Dispositivos smart home que tornam a sua casa mais saudável

Mulher trabalhando em um escritório em casa com janelas de telhado VELUX e vista urbana.
Os dispositivos smart home são muito mais do que apenas uma moda tecnológica: eles ajudam a manter a casa salubre, uma vez que lhe permitem monitorizar e ajustar, à distância e em tempo real, alguns dos aspetos mais importantes da sua casa, como a entrada de luz natural ou o equilíbrio da temperatura ambiente.

Os melhores dispositivos smart home para ter em casa

Qualquer grande fã de tecnologia adoraria ter uma casa completamente inteligente em todas as divisões; não sendo possível o investimento, a melhor estratégia é apostar na tecnologia smart home que mais influencia as características de salubridade da sua casa: a temperatura, a entrada de luz natural, e a circulação e renovação do ar.

Os dispositivos smart home que ajustam a temperatura ambiente permitem-lhe ligar ou desligar os sistemas de climatização mesmo quando não está dentro de casa. Além disso, quase todos lhe permitem também definir uma temperatura ideal, e depois, sozinhos, ligam e desligam os sistemas conforme necessário para manter essa temperatura constante.

Os dispositivos smart home desenvolvidos para ajustar a entrada de luz natural estão ligados às janelas que monitorizam em permanência. Estes sistemas, que também podem ser usados à distância ou deixados em função autónoma, abrem e fecham persianas e portas consoante seja necessária mais ou menos luz solar.

Por fim, os dispositivos smart home relacionados com a circulação do ar podem estar ligados a janelas, portas e outros elementos da casa que dividam os ambientes interiores dos exteriores. Também esta tecnologia abre e fecha portas e persianas para melhorar a salubridade dos espaços.

Qual é o clima familiar ideal?

Do ponto de vista da saúde de quem lá vive, uma casa deve ter, antes de mais, uma boa circulação do ar. O ar que respiramos torna-se saturado se não for renovado regularmente, além de se tornar um veículo de transmissão de vírus que provocam doenças respiratórias.

Também a luz natural tem um papel importante numa casa: quanto maior, mais positiva é a influência no estado de espírito dos habitantes, chegando mesmo a ter um efeito antidepressivo. Por outro lado, a luz do sol também ajuda a “limpar” a casa, limitando o desenvolvimento de alguns fungos.

Para ser um ambiente perfeito, a casa deve ainda ter uma temperatura constante e amena, não só ao longo do dia, mas também ao longo do ano.

Como as soluções inteligentes tornam a sua casa mais green

Todos os dispositivos smart home influenciam, direta ou indiretamente, a eficiência energética de uma casa. No caso dos que regulam a luz natural, a temperatura e a circulação do ar, têm impacto direto na entrada e saída de calor e, em consequência, na necessidade de energia para compensar as quebras de luz/temperatura.

Assim, uma casa com os dispositivos smart home certos será, certamente, uma casa mais green.

Tecnologia doméstica inteligente permite viver melhor

Bem escolhida e instalada, a tecnologia doméstica inteligente faz com que todos os habitantes de uma casa vivam melhor e mais confortáveis. A longo prazo, esse conforto traduz-se também numa melhor saúde, física e mental.

VELUX Active: o sistema inteligente para uma casa mais saudável

Algumas janelas VELUX podem ser associadas ao sistema de monitorização remota VELUX Active. Este sistema, que funciona através de uma app no telemóvel, fornece dados em tempo real sobre os elementos a que está ligado e tem autonomia para fazer ajustes, como abrir janelas ou subir e baixar persianas.

O objetivo deste sistema é tornar toda a casa mais saudável: mesmo que ninguém lá esteja, o ambiente mantém-se salubre, iluminado e temperado. Além de a casa se tornar mais confortável e estável (porque não necessita de chegar a casa e ainda ajustar as entradas de luz ou calor), também fica mais eficaz no combate a fungos e outros problemas, pois nunca deixa de otimizar a renovação do ar e a entrada da luz do sol.

Mais ar puro em casa com o Netatmo Smart Indoor Air Quality Monitor

Associado ao sistema VELUX Active, o dispositivo Netatmo utiliza um conjunto de sensores para medir a humidade, a temperatura e o dióxido de carbono dentro de casa. Quando os valores saem da normalidade, o Netatmo avisa a VELUX Active que reage abrindo ou fechando janelas e persianas para repor a qualidade do ar.

É também graças aos sensores de precipitação e à ligação à internet que o Netatmo sabe se chove (sendo preciso fechar as janelas) ou que estão previstas temperaturas muito altas para aquele dia (sendo melhor manter as persianas fechadas).

No entanto, todas as funções do Netatmo não lhe tiram o controlo da sua casa: pode, através do telemóvel, abrir e fechar janelas e persianas quando quiser, bastando para isso instalar a aplicação da VELUX no seu telemóvel.

Artigos relacionados

Escritório em casa no sótão luminoso com janela de telhado VELUX aberta, área de costura e plantas.
Ventilação natural em casa: importância para a sua saúde
Uma ventilação natural adequada é essencial para que entre ar fresco e limpo em todas as divisões, prevenindo a humidade e promovendo a temperatura ideal em casa. Passamos grande parte do tempo no interior da nossa casa e, por isso, reconhecer a qualidade do ar que respiramos é crucial pois este tem um enorme impacto na nossa saúde e conforto. Ao contrário da crença popular, o ar interno pode ser até cinco vezes mais poluído do que o ar externo. Podemos encontrar bactérias, fungos e pragas nas nossas paredes e móveis.
Leia o artigo completo
Família em uma sala iluminada com uma janela VELUX com vista para o verde.
Viver numa casa amiga do ambiente: propício para um estilo de vida saudável
Sabia que há estudos que dizem que passamos cerca de 90% da nossa vida dentro de edifícios? Se for como a maioria das pessoas, a sua casa é, dentro do grupo de edifícios que frequenta, aquele onde passa mais tempo.
Leia o artigo completo
Instalação de janelas de telhado: erros a evitar
Se está a iniciar um processo de instalação de janelas de telhado, siga estas dicas para evitar alguns erros frequentes.
Leia o artigo completo
Sala de estar contemporânea no sótão com janelas de telhado VELUX e mobiliário chique.
Como o design das janelas pode mudar a sua casa
Não há nada que transforme tanto uma casa quanto a iluminação natural que entra através de janelas. Aumentar a luz natural em casa, principalmente com janelas de telhado, pode alterar completamente a dinâmica do espaço, tornando-o mais acolhedor e luminoso.
Leia o artigo completo
Duas janelas de telhado VELUX em um telhado de madeira inclinado no meio de árvores verdes.
Construção sustentável e eficiência energética: filosofia da VELUX
Acreditamos que o espaço onde vivemos influencia a nossa saúde e bem-estar. Por isso, deve ser um lugar confortável e luminoso.
Leia o artigo completo