Janelas de telhado: pôr um fim às ideias preconcebidas

Encantador escritório em casa no sótão com janela de telhado VELUX e decoração vintage.
Há muitos equívocos sobre janelas de telhado: infiltrações, calor, dificuldade na instalação e limpeza. Descubra tudo com a VELUX.
As janelas de telhado são uma mais-valia para o seu lar, porém, existem algumas ideias erradas e mitos que lhes deturpam a imagem.

Várias razões para instalar uma janela de telhado

A instalação de janelas de telhado traz inúmeras vantagens à sua casa: mais luz natural e melhor ventilação, mais conforto interior, espaço visualmente maior e uma ligação com o exterior.

Resumindo, as janelas de telhado proporcionam-lhe um maior bem-estar e benefícios imediatos. Além disso, são rápidas e fáceis de instalar.

Ultrapassar preconceitos

A mudança traz sempre receios. Começamos a pensar em tudo o que poderá correr mal e nas más experiências que nos foram contadas. A instalação de uma janela de telhado não é exceção. Por isso, está na hora de esclarecer alguns mitos que lhes estão associados.

Existem fugas frequentes com as janelas de telhado

As janelas de telhado VELUX são concebidas e testadas para resistir a todas as condições meteorológicas, incluindo furacões. Quando ocorre algum tipo de fuga, a razão deve-se, na maioria das vezes, a uma má instalação. Se a janela for instalada corretamente, não tem qualquer razão para se preocupar.

Deixam entrar o calor no Verão e o frio no Inverno

Uma das principais razões para uma má temperatura interior é o mau isolamento. Atualmente, as janelas são obrigadas a satisfazer elevados padrões de isolamento térmico. Porém, existem opções especiais para cada caso, como as janelas com vidro triplo e os toldos exterioresque protegem o vidro dos raios solares, reduzindo o calor.

E o frio no Inverno, será que entra pela janela?

Uma casa fria deve-se normalmente a um telhado mal isolado. De qualquer maneira, atualmente existem janelas com vários tipos de vidro, para as diferentes temperaturas, consoante a zona climática em que vive. Além disso, existem acessórios, como as cortinas, que ajudam a melhorar o isolamento da sua janela.

As janelas de telhado aumentam o risco de bolor e condensação

A formação de condensação surge quando uma divisão não é devidamente arejada. Com o tempo isso leva à formação de bolor, que é prejudicial para a saúde. A casa de banho, por exemplo, tende a acumular bastante humidade devido à uitilização de água quente.

As janelas de telhado VELUX evitam este problema ao permitirem uma circulação do ar eficaz. Basta abri-las durante alguns minutos, todos os dias.

As janelas precisam de manutenção constante

Todas as janelas precisam de manutenção. As janelas de telhado não são exceção. Alguns modelos vêm equipados com vidro auto-limpante, que facilita o deslizamento da sujidade e a sua lavagem quando chove. Porém, tudo o que precisa para limpar o exterior é virar a janela 180° para dentro.

Além disso, é recomendado lubrificar as dobradiças a cada 2-3 anos. Se preferir pode pedir aos técnicos da VELUX para o ajudar nessa tarefa.

As janelas do telhado podem partir-se devido às condições meteorológicas

As janelas de telhado VELUX são concebidas e testadas para suportar as condições meteorológicas mais extremas. Conseguem aguentar tempestades graças ao seu vidro temperado anti-granizo. Além disso, no interior, as janelas estão equipadas com vidros laminados de segurança que reagem como o pára-brisas de um carro em caso de quebra acidental, o que impede os vidros de cairem e ferirem as pessoas.

As janelas de telhado aumentam o risco de arrombamento

As janelas de telhado são feitas de vidro inquebrável para evitarem arrombamentos. Estão equipadas com um mecanismo de fecho interno que impede a abertura pelo exterior. O obturador é, igualmente, um dissuasor para os assaltantes. Se preferir, pode optar por janelas antirroubo que são reforçadas e mais resistentes a arrombamentos.

É difícil controlar a entrada de luz com janelas de telhado

A VELUX disponibiliza uma vasta gama de cortinas e estores que lhe permitem filtrar ou bloquear a luz, consoantea sua necessidade. A cortina rolante, por exemplo, permite-lhe reduzir a luz e ter privacidade, além de o proteger do calor e do frio. Também pode optar pela cortina de escurecimento ou plissada, se assim preferir.

Demasiada luz no quarto afeta a qualidade do sono

O descanso é essencial para o nosso bom funcinamento, por isso, precisa do equilíbrio certo entre luz e escuridão no seu quarto. Há quem só consiga dormir na escuridão total e quem opte por uma escuridão parcial. Independentemente da sua necessidade, a VELUX possui a opção mais eficaz. Pode optar pelas cortinas de escurecimento ou cortina rolantes.

As janelas de telhado são difíceis de instalar

As janelas de telhado VELUX são concebidas para serem facilmente instaladas. Contudo, para obter o melhor resultado, o trabalho deve ser realizado por um profissional qualificado da VELUX. A instalação demora apenas algumas horas e pode ser feita em telhados existentes.

As janelas de telhado não são adequadas para todos os telhados

A VELUX disponibiliza janelas para todos os tipos de telhados, desde os planos aos inclinados, tudo depende da sua necessidade. Além disso, ainda dispõe de túneis de luz para encaminhar a luz natural a todos os cantos da sua casa.

Instalação garantida e certificada

Para saber qual a janela de telhado mais adequada para a sua casa e obter o melhor resultado possível da instalação, recorra a um profissional da VELUX. Dessa forma é garantido que obtém o melhor resultado possível no mínimo de tempo.

Artigos relacionados

Instalação de janelas de telhado: erros a evitar
Se está a iniciar um processo de instalação de janelas de telhado, siga estas dicas para evitar alguns erros frequentes.
Leia o artigo completo
Família em uma sala iluminada com uma janela VELUX com vista para o verde.
Viver numa casa amiga do ambiente: propício para um estilo de vida saudável
Sabia que há estudos que dizem que passamos cerca de 90% da nossa vida dentro de edifícios? Se for como a maioria das pessoas, a sua casa é, dentro do grupo de edifícios que frequenta, aquele onde passa mais tempo.
Leia o artigo completo
Escritório em casa no sótão luminoso com janela de telhado VELUX aberta, área de costura e plantas.
Ventilação natural em casa: importância para a sua saúde
Uma ventilação natural adequada é essencial para que entre ar fresco e limpo em todas as divisões, prevenindo a humidade e promovendo a temperatura ideal em casa. Passamos grande parte do tempo no interior da nossa casa e, por isso, reconhecer a qualidade do ar que respiramos é crucial pois este tem um enorme impacto na nossa saúde e conforto. Ao contrário da crença popular, o ar interno pode ser até cinco vezes mais poluído do que o ar externo. Podemos encontrar bactérias, fungos e pragas nas nossas paredes e móveis.
Leia o artigo completo
Quarto de sótão aconchegante com janelas de telhado VELUX e decoração minimalista.
Janelas de telhado para aumentar a luz natural em casa
Nem todas as divisões de uma casa têm paredes exteriores onde pode colocar janelas amplas. Isso não quer dizer, no entanto, que tenham de ser divisões escuras e privadas de luz solar. Há outras formas de aumentar a luz natural em casa – e as janelas de telhado são a solução mais fácil.
Leia o artigo completo
Sala de estar contemporânea no sótão com janelas de telhado VELUX e mobiliário chique.
Como o design das janelas pode mudar a sua casa
Não há nada que transforme tanto uma casa quanto a iluminação natural que entra através de janelas. Aumentar a luz natural em casa, principalmente com janelas de telhado, pode alterar completamente a dinâmica do espaço, tornando-o mais acolhedor e luminoso.
Leia o artigo completo