Janela na parede ou no teto?

Estas questões são incontornáveis quando começa a planear a renovação da sua casa, mas a resposta passa por conhecer bem cada espaço, as suas necessidades e o contexto em que a casa se encontra.
Mesmo não havendo uma resposta única, há uma coisa que todos devemos ter em comum: o conhecimento sobre as opções disponíveis para tomar uma decisão acertada.
Diferenças entre uma janela de parede e uma janela de telhado
A localização, que fica óbvia pelo nome, não é a única diferença entre as janelas de parede e as de telhado. Ambas cumprem diferentes funções, de tal forma que podem (e devem) ser combinadas para maximizar a iluminação e ventilação dos espaços de uma casa.Abrir uma janela na parede não é particularmente difícil: basta abrir um buraco na estrutura e colocar a janela. Além disso, existem inúmeros modelos, tamanhos e formatos de janela por onde escolher, o que aumenta a margem de ação para melhorar a entrada de luz natural em casa.
As janelas de telhado, por outro lado, podem exigir uma intervenção maior para a colocação (porque no teto é onde está a placa do edifício), mas têm o poder de oferecer mais luz e até gozam de alguma independência face às estações e épocas do ano.
Janela de telhado: faça a escolha certa
Tal como existem infindáveis modelos, formas e tipos de janela de parede, também existem inúmeras opções quando o tema é asjanelas de telhado. Para fazer a escolha acertada, alinhe os benefícios de cada modelo com a sua necessidade e as necessidades da casa: escolha cortinas, motores, tecnologias de gestão à distância ou outras ferramentas que lhe permitam otimizar o investimento da melhor forma.
Para escolher a opção mais indicada para a sua casa, pondere os seguintes fatores:
- Quanta luz natural já tem a casa;
- Quão exigente é a ventilação dos espaços da casa;
- Quantas horas de sol direto tem aquela divisão, em média, por ano.
Melhore a iluminação natural da sua casa
São poucos os segredos sobre a colocação de janelas para maximizar a entrada de luz natural numa casa: as janelas só têm de se posicionar relativamente ao sol para deixar entrar mais luz.Acontece que nem todas as casas têm um posicionamento que permita colocar janelas na direção do sol – algumas até têm dificuldade em recolher luz natural nos meses mais frios e escuros do ano. Nesses casos, a janela de telhado é a melhor opção a considerar, já que não está tão dependente do posicionamento da casa face ao sol, e é igualmente fácil de manusear.
Em alternativa, pode combinar os dois tipos de janela, garantindo que traz para casa a maior quantidade de luz natural que é possível e aproveita mais horas de sol todos os dias. Estas combinações, que criam colunas verticais, são boas para acompanhar a forma do telhado e até melhorar a circulação de ar entre as divisões.