Como calcular o orçamento para a substituição de uma janela?

Two people sitting by the table. Man is showing the leaflet to a woman.
As janelas do telhado diferem umas das outras em características e preços. Vamos descobrir como fazer uma boa avaliação para calcular quanto custa a substituição de uma janela ou a troca dos caixilhos.
Uma das razões pelas quais muitas pessoas decidem adiar a substituição das janelas de telhado ou mudar a caixilharia é, frequentemente, a ideia de que este tipo de intervenção é muito dispendiosa. Mas será que é este o caso?

Vejamos quais os aspetos a ter em conta ao considerar a substituição das janelas de telhado: verá que não é tão caro como imagina e que é muito mais rápido do que pensa.

Quanto custa a instalação de janelas de telhado e o que é que inclui?

Existem vários aspetos que contribuem para o custo de instalação de janelas de telhado. Aqui estão os principais pontos a ter em conta: tipo de abertura, vidro e acabamentos.

A primeira coisa a considerar quando decide substituir uma janela é saber se quer manter as mesmas características da janela atual ou se quer fazer alterações estruturais. De seguida pode escolher que tipo de abertura prefere de acordo com a sua posição no telhado e o espaço que tem disponível abaixo da janela.

As janelas de telhado pivotantes, abertas na parte superior, são cómodas de utilizar mesmo que exista mobiliário por baixo. Já as janelas de teto projetadas têm abertura na parte inferior proporcionando uma visão completa e aberta da linha do horizonte.

Se precisar de substituir as janelas da sua casa de banho ou da cozinha, escolha o acabamento branco de poliuretano, que é impermeável e sem costura, e particularmente adequado para ambientes húmidos. Se, por outro lado, quiser um produto mais clássico, pode escolher entre janelas de madeira com verniz branco ou natural, que são adequadas para qualquer estilo de casa.

Todos os vidros de janelas de telhado VELUX oferecem um excelente desempenho, tais como isolamento acústico, segurança, proteção UV e facilidade de limpeza, contudo, pode escolher o vidro que melhor se adapta às suas necessidades:

  • Standard: adequado para todas as zonas climáticas excepto as mais frias.Excelente relação qualidade/preço.
  • Isolamento térmico: vidro laminado triplo com isolamento térmico melhorado, e que minimiza qualquer potencial perda de calor durante o Inverno.
  • À prova de roubo (Extra Security 70Q): aumenta a proteção contra potenciais intrusos.
  • Regiões de clima frio: a GGU 008230 é a primeira e única janela de telhado no mercado a ser certificada na classe A para construções de edifícios passivos em regiões de clima frio. Consiste num vidro triplo exterior e vidro duplo interior adicional.
  • Eficiência energética: Combina eficiência térmica e redução de ruído para uma ótima eficiência energética e conforto interior.

O envidraçamento padrão é o mais barato, enquanto o envidraçamento de maior desempenho aumentará o preço final da janela.

Fatores de custo para substituição de janelas

Sistemas de abertura manual ou automática

O sistema de abertura da janela também é importante, e pode escolhê-lo tendo em conta o tipo de sala, as características e a posição da janela.

As janelas manuais são a solução mais económica e as elétricas a mais cómoda, visto que podem ser controladas através de um comando ou de uma aplicação no telefone. A diferença entre o modelo eléctrico e o solar é que o primeiro necessita de uma fonte eléctrica, enquanto o segundo é alimentado por um pequeno painel solar colocado no exterior, não necessitando de cabos e funcionando através da energia do sol. Ambas as soluções estão equipadas com um sensor de chuva que fecha automaticamente a janela nas primeiras gotas de água.

Quanto custa uma janela de telhado?

O custo de instalação depende do tipo de trabalho que precisa de ser feito. Substituir uma janela de telhado por outra do mesmo tamanho não custa muito e é um trabalho rápido que pode ser feito numa manhã. Se decidir aproveitar ao máximo e, ao mesmo tempo, trazer mais luz do dia para o seu espaço, adicionar mais janelas pode ser um pouco mais caro, mas pode ser feito num dia ou dois.

Como poupar dinheiro na substituição de janelas

Ao avaliar o custo de substituição das suas janelas de telhado, tenha em mente que os modelos mais recentes o podem ajudar a poupar a longo prazo, visto que têm baixos custos de aquecimento e arrefecimento ao longo do tempo: vidros de maior desempenho ajudam a isolar melhor as divisões, permitindo- reduzir o calor no Verão e o frio no Inverno, também graças às persianas, e melhoram a ventilação e o clima interior em todas as estações do ano.

Agora que sabe quais os fatores queinfluenciam a escolha de uma nova janela de telhado, e tem a informação necessária para começar a calcular os custos, pode utilizar os produtos VELUX para encontrar a melhor solução para substituir as suas janelas de telhado e deixar entrar mais luz em casa.

Artigos relacionados

Testemunhos relacionados