Como melhorar a sua cozinha com janelas de telhado

Como renovar a sua cozinha: por onde começar?
Como em todas as outras divisões, a renovação da cozinha deve começar sempre pelo mais difícil. Dependendo do seu plano, o mais difícil pode ser a mudança do piso ou a mudança dos móveis ou dos eletrodomésticos – é uma questão de fazer uma lista de todas as intervenções que vai fazer e depois ordená-la pelo seu grau de sujidade e/ou destruição que causa.A ideia é que não vá trocar o piso depois de colocar móveis novos, ou que não tenha de mexer no teto exatamente por cima do fogão novo que comprou.
Janelas de telhado: iluminação e ventilação ideais para uma cozinha
São várias as características das janelas de telhado que as tornam perfeitas para incluir na renovação de uma cozinha – a começar pela posição. As janelas de telhado são colocadas no telhado, voltadas para cima, o que significa que libertam as paredes da cozinha para a colocação de mais móveis e ainda ficam expostas à luz solar direta durante mais horas por dia, porque estão menos dependentes da orientação solar do edifício.Além de deixarem entrar muita luz, as janelas de telhado não interferem com a fachada exterior da casa e, por isso, oferecem maior liberdade na hora da colocação: podem ser posicionadas em qualquer parte da cozinha, fazendo incidir a luz exatamente nos pontos onde ela é mais necessária.
As janelas de telhado são ainda ótimas a ventilar as cozinhas e a deixar sair os cheiros, não só porque estão altas (os vapores sobem), mas também porque podem ficar abertas sem que com isso deixem entrar roedores, insetos ou outros animais que não vai querer a deambular nas bancadas e entre os alimentos.
Uma última vantagem das janelas de telhado nas cozinhas é que, no caso das janelas de telhado VELUX, elas podem ser ligadas aos sistemas de automação Active e Integra, que lhe permitem abrir e fechar as janelas e as persianas com um simples clique no telemóvel (sem necessidade de empoleirar-se em cima de cadeiras para chegar à janela).
Como escolher janelas de telhado para a sua cozinha
As janelas de telhado para a cozinha devem privilegiar a entrada de luz solar, pelo que os modelos convexos são os que deve considerar mais seriamente. Também é importante que as janelas abram para ventilar o espaço. As cortinas e persianas, embora não façam parte da janela em si, também devem ser incluídas, para que consiga ajustar a quantidade de luz que entra na divisão e a perda de energia térmica.Janelas de telhado com pivô central e posicionadas estrategicamente
Mais do que escolher uma boa janela de telhado para a sua cozinha, pode também escolher várias janelas de telhado para cumprir a iluminação natural que procura. As janelas de telhado com pivô central são, nestes casos, ideais: posicionadas de forma estratégica por cima dos pontos de trabalho principais da cozinha, elas garantem a máxima luz natural em cada um sem, com isso, ocupar as paredes tão necessárias para colocar armários.Persianas que filtram a luz
Tirar a luz a uma cozinha parece o contrário de tudo o que se quer, mas a verdade é que nem sempre usamos a cozinha apenas para confecionar refeições. Se, para si, a mesa da cozinha também serve de secretária de trabalho, espaço infantil ou bancada de arranjos domésticos, então vale a pena considerar a colocação de persianas que lhe permitam regular a entrada da luz à medida que vai precisando dela.De resto, vale lembrar que a luz também traz calor, e que uma cozinha quente torna quase impossível encostar-se ao fogão durante mais do que apenas alguns minutos; será necessário manter a luz controlada (e, com ela, a entrada do calor) para que a cozinha não deixe de ser confortável.
Persianas e cortinas na cozinha: como escolhê-las
A ideia de ter persianas na cozinha é controlar a temperatura que está lá dentro. Assim, só faz sentido ter persianas nestas janelas se estas fizerem corte térmico, ou seja, se forem desenhadas especificamente para impedir que a temperatura exterior entre em casa.Já das cortinas espera-se que filtrem a luz para que ela não sobrecarregue quem estiver a cozinhar. Também convém que sejam de um material resistente, porque a vida dos materiais na cozinha nunca é suficientemente duradoura.
Em ambos os casos – persianas e cortinas – pode ainda considerar a instalação dos sistemas Active e Integra, que lhe permitem manipular os acessórios da sua janela de telhado apenas com o telemóvel. Além de muito práticos, estes sistemas ainda são particularmente úteis para quem tem as janelas de telhado numa divisão da casa que, para lá de útil, é também pouco dada a grandes malabarismos com cadeiras ou escadotes.