Como criar o sótão dos seus sonhos

Quarto aconchegante no sótão com roupa de cama fofa, papel de parede floral e janelas de telhado VELUX.

Está a pensar em como pode criar o sótão dos seus sonhos? Descubra na VELUX como o pode fazer adicionando luz natural de cima.

Admita, cada vez que vê programas de renovação na televisão fica com vontade de renovar a sua casa. A cabeça é inundada por tantas possibilidades que nem sabe por onde começar.

Não se preocupe, nós damos uma ajuda...

Criar um sótão com um efeito "uau"

Os espaços abertos estão na moda, e não é por acaso. Eles dão à casa uma estética mais moderna e contemporânea, além de criarem uma maior ilusão de espaço. Isto não quer dizer que não possa delimitar o seu espaço por áreas funcionais, mas não precisa de paredes para isso, pode apenas utilizar o mobiliário ou pintar uma parede de outra cor para atingir o objetivo que pretende.

Quanto ao telhado, ao pintá-lo de branco dará mais luz ao ambiente e, se as vigas forem de madeira, poderá deixá-las expostas para dar um toque rústico ao espaço.

Nestes casos, é importante manter um estilo minimalista, com apenas algum mobiliário e acessórios. Se assim não o fizer, corre o risco do espaço parecer desarrumado.

Luz natural para definir e transformar os espaços do sótão

A luz natural traz outra vitalidade a um espaço. Um sótão bem iluminado pode ser útil para várias atividades: trabalhar, relaxar, ler um livro ou brincar com os filhos.

A luz natural, especialmente vinda de cima, consegue fundir-se melhor com o espaço: ilumina uma área maior, realça as cores e detalhes que poderiam passar despercebidos, e melhora o design da divisão. Além disso, traz o exterior para dentro de casa, mantendo-nos em contacto com a natureza, o que é benéfico para o nosso bem-estar.

É preciso ter em conta que o tipo de luz a obter varia consoante a sua necessidade. Se for para cozinhar, precisa de uma luz direta na bancada. Se for para trabalhar no computador ou ver televisão, será mais adequado ter uma luz suave que não reflita no ecrã . Por isso, é necessário ponderar bem consoante a necessidade de cada espaço.

O papel das janelas de telhado no design do sótão

As janelas de telhado são a melhor opção para deixar entrar grandes quantidades de luz no seu sótão. Apesar do nome, não precisa de as restringir a esta divisão da casa. Aproveite o seu potencial para outras áreas como a cozinha, onde pode utilizá-las para iluminar a bancada, a mesa ou a ilha. Também a sala de estar pode beneficiar delas, pois conseguem iluminar zonas que outras janelas não conseguem alcançar.



As janelas de telhado além de melhorarem o design do espaço, permitem igualmente a entrada de mais luz natural e oferecem uma melhor vista do exterior, permitindo-lhe descansar os olhos enquanto aprecia a paisagem lá fora.

Transformar o sótão num espaço único e pessoal

A melhor parte de transformar o seu sótão é poder dar asas à sua imaginação. Cabe a si decidir o que quer fazer e como quer fazê-lo. Este é o seu projeto, o seu espaço especial. Dê-lhe o seu toque pessoal.

Crie um espaço bem iluminado e mais amplo. Opte por tons mais claros que, ao contrário das cores escuras, tornam o espaço visualmente maior. Isto não significa que não possa pintar uma das paredes com uma cor mais escura. Esse contraste até dará outra personalidade a todo o espaço.
Pode, também, pintar o telhado com um branco brilhante para ajudar a criar essa ilusão de amplitude.

Quanto ao mobiliário, como já foi referido, opte por um estilo minimalista com linhas limpas para não parecer desorganizado. Se possível, faça o mobiliário à medida para maximizar a área de superfície disponível. Também pode optar por uma abordagem mais sustentável e reciclar algum móvel velho. Dessa forma, consegue dar um toque ainda mais pessoal à sua renovação.

Estabeleça uma ligação entre o interior e o exterior, aproveitando a vista das janelas de telhado e o ar puro que deixam entrar. Coloque algumas plantas no espaço que, além de o ajudarem a relaxar, ainda purificam o ar. Se quiser ir mais longe, opte por mobiliário e elementos decorativos naturais e de cores suaves, como o azul que está associado ao mar.

Agora que já sabe como renovar o seu sótão, contacte a VELUX para encontrar as melhores soluções para a sua renovação e coloque mãos à obra. Arranque aquele “uau” às visitas quando lhes der a conhecer o seu novo espaço, cheio de vitalidade e de luz.

Artigos relacionados

Mulher relaxando em uma cadeira com os pés em uma janela VELUX, aproveitando a luz natural.
10 razões para privilegiar a luz natural em sua casa
A luz natural é essencial para manter o bem-estar físico e mental. Não se esqueça disso na altura de renovar a sua casa. Aqui ficam as principais razões para privilegiar a luz natural na sua casa e como o pode fazer.
Leia o artigo completo
Escritório em casa no sótão luminoso com janela de telhado VELUX aberta, área de costura e plantas.
Ventilação natural em casa: importância para a sua saúde
Uma ventilação natural adequada é essencial para que entre ar fresco e limpo em todas as divisões, prevenindo a humidade e promovendo a temperatura ideal em casa. Passamos grande parte do tempo no interior da nossa casa e, por isso, reconhecer a qualidade do ar que respiramos é crucial pois este tem um enorme impacto na nossa saúde e conforto. Ao contrário da crença popular, o ar interno pode ser até cinco vezes mais poluído do que o ar externo. Podemos encontrar bactérias, fungos e pragas nas nossas paredes e móveis.
Leia o artigo completo
Casa unifamiliar moderna com janelas de telhado VELUX e área de assentos ao ar livre.
Como reduzir o consumo doméstico de energia?
Seja para arrefecimento ou para aquecimento, a conta da luz numa casa com boa eficiência energética acaba sempre por ser mais baixa – e não são só os eletrodomésticos que influenciam os números. No que toca à construção, há várias estratégias que ajudam a reduzir o consumo doméstico de energia.
Leia o artigo completo
Família em uma sala iluminada com uma janela VELUX com vista para o verde.
Viver numa casa amiga do ambiente: propício para um estilo de vida saudável
Sabia que há estudos que dizem que passamos cerca de 90% da nossa vida dentro de edifícios? Se for como a maioria das pessoas, a sua casa é, dentro do grupo de edifícios que frequenta, aquele onde passa mais tempo.
Leia o artigo completo
Instalação de janelas de telhado: erros a evitar
Se está a iniciar um processo de instalação de janelas de telhado, siga estas dicas para evitar alguns erros frequentes.
Leia o artigo completo