Trabalhar num espaço com luz natural, tranquilo e acolhedor ? sim, sim e sim

Ver o vídeo
Raquel Rodrigues é mãe de dois rapazes, o Xavier e o Duarte, e ainda divide a casa com mais dois gatos, Júlio e Juba. Trabalha como assessora de imprensa e há uns anos começou também a produzir conteúdos para o Instagram, algo que lhe dá bastante prazer mas ocupa grande parte do seu tempo. Com uma vida tão agitada, Raquel não prescinde de momentos mais calmos para garantir o seu bem-estar, como a prática de exercício físico, meditação e projetos de DYI (do-it-yoursef).

Há 10 anos que iniciou o projeto de reconstruir o armazém do avô tornando-o num verdadeiro lar para a sua família. Para a Raquel, este projeto foi a realização de um sonho que junta a relação emocional que tinha com aquele local com a vontade de dar aos seus filhos um espaço amplo e confortável para viverem. Raquel encarou este projeto como um work-in-progress e tem-lhe dado uma enorma satisfação ir vendo a transformação do espaço e todas as suas fantásticas possibilidades. A instalação das janelas de telhado VELUX foi um passo essencial na construção da casa, tornando-a mais acolhedora e convidativa.
Num armazém escuro, a Raquel sentiu a necessidade de levar luz natural para dentro de casa e optou por colocar janelas VELUX no telhado, no andar de cima, garantindo que têm também uma enorme influência na luminosidade do andar de baixo: “A casa era muito escura e precisávamos de ter mais luz. A luz vinda do andar de cima acaba por influenciar a luz do andar de baixo e dar um aspeto bastante mais acolhedor em toda a casa. Uma casa mais iluminada é uma casa com mais vida e mais energia !”, explica Raquel. 

Durante a pandemia da Covid-19, como tantas outras pessoas, a Raquel foi obrigada a recorrer ao teletrabalho. Perante esta situação, teve que olhar para a sua casa de uma forma diferente e perceber onde e como iria colocar a sua vida profissional num espaço antes visto como de descanso e conforto familiar. Foi no sótão que encontrou essa oportunidade e colocou mãos à obra para criar todas as condições para se sentir confortável durante todo o dia de trabalho: “Passo aqui grande parte do meu tempo e, por ser o sítio com mais luz natural da casa, mesmo por baixo da janela de telhado VELUX, é também o sítio onde me sinto com mais energia para realizar o meu trabalho”, afirma. 

Além de ser um local afastado do ruído, colocando a mesa de trabalho mesmo debaixo da janela de telhado VELUX, a Raquel consegue beneficiar de bastante luz natural e ganhar energia ao longo do dia, fazendo deste local o sitio perfeito para se abstrair e concentrar no trabalho que tem que realizar.

Também ao nível da ventilação este local ganhou uma nova vida. As janelas VELUX abrem e fecham consoante as necessidades dos utilizadores e para a Raquel este é um aspeto essencial para o conforto e bem-estar dentro de casa: “Ao nível da ventilação sentimos imensa diferença porque dá para arejar a casa facilmente. De manhã abro logo todas as janelas e ao final do dia também e assim conseguimos uma melhor renovação do ar.”
Sendo uma parte da casa com bastante humidade, é de extrema importância que exista uma circulação de ar adequada. Com as janelas VELUX, devido à inclinação do telhado, a entrada de ar é facilitada e acaba por fazer a diferença em toda a casa, tanto no andar de baixo, como no andar de cima. Tal como a luz, também a ventilação e renovação do ar são essenciais durante um dia de trabalho, tornando o espaço mais leve e preparado para todas as alturas do ano. 

“Correu tudo lindamente! As janelas ficaram logo bem colocadas e não tivemos nenhum problema”. Sem nunca ter tido nenhum contratempo com as janelas, nem na sua colocação como manutenção, a Raquel modificou o seu sótão, criando um local sereno e confortável para trabalhar, apenas com o acréscimo de luz natural e algumas alterações na decoração.

Artigos relacionados