De que forma podem ser combinadas a arquitetura com eficiência energética e a elevada habitabilidade de forma ideal na modernização de casas antigas?
A LichtAktiv Haus envolve a modernização de uma casa de colonos dos anos 50 situada no bairro de Wilhelmsburg em Hamburgo. A experiência mostra como a visão de luz natural abundante, ar puro e vistas desafogadas pode ser materializada mesmo no mais complexo projeto de modernização. O objetivo consiste em combinar a eficiência energética ideal e os mais elevados padrões de habitabilidade numa casa que funciona numa base neutra de emissões de carbono.
O que torna o design conceptual da LichtAktiv Haus tão exclusivo é uma estratégia de modernização inovadora que combina a máxima habitabilidade com a eficiência energética ideal. A estrutura outrora fechada do edifício existente foi transformada em divisões espaçosas banhadas por luz, proporcionando aos ocupantes a melhor habitabilidade. Na versão premium, os dois quartos de criança, as duas casas de banho e o quarto encontram-se no interior da casa antiga. Com um designado “candeeiro de luz diurna”, o espaço por baixo do telhado foi ampliado, criando uma zona de estar central e sala de leitura que recebe o influxo ideal de luz natural. O ambiente habitável também foi aberto horizontalmente graças a uma fachada de vidro que se estende em quase cinco metros de comprimento, estando voltada para o jardim. A área de janelas foi aumentada globalmente de 18 m2 na casa antiga para 60 m2. Foi adicionado um anexo que oferecendo espaço para a sala de estar e de jantar, cozinha e divisão utilitária
Um projeto de renovação exclusivo, a LichtAktiv Haus transformou uma estrutura fechada tipo caixa num conjunto aberto de divisões espaçosas banhadas por luz natural. A LichtAktiv Haus pode ser criada em diferentes variantes – modernização básica e em módulos de acordo com a capacidade financeira, ambição energética e necessidade de metros quadrados suplementares no anexo.
O edifício atual contém dois quartos de criança, duas casas de banho, um quarto principal, uma zona habitável central e uma sala de leitura. Todas as divisões possuem janelas de fachada e de sótão que estão posicionadas para garantir a distribuição ideal de luz natural, tendo a área de janelas da casa sido aumentada de 18 m² para 60 m². A zona habitável foi encerrada com uma parede de vidro de cinco metros de comprimento, que pode ser aberta para o jardim da casa. Além disso, tudo foi ampliado para criar uma sala de estar aberta ligada a uma sala de jantar. Também foram implementadas aqui uma cozinha e uma lavandaria. O alpendre tornou-se uma ligação entre o antigo e o novo. Para fornecer eletricidade e água quente, foram utilizados coletores solares e células fotovoltaicas solares – tudo para satisfazer as exigências energéticas da casa.
O conceito da LichtAktiv Haus baseou-se no "espírito colono", mas em vez de auto-suficiência em termos de alimentos, a casa é auto-suficiente em termos energéticos.
Veja alguns dos produtos VELUX utilizados nas extensões de casas abaixo