OS NOSSOS BENS MAIS PRECIOSOS SÃO OS MAIS VULNERÁVEIS


As crianças são particularmente vulneráveis ao impacto da falta de qualidade do ar interior, porque os seus pulmões e cérebros ainda não estão totalmente desenvolvidos.


Os quartos das crianças são, frequentemente, os locais onde a poluição do ar é mais elevada. Além das partículas tóxicas provenientes do resto da casa, os vários brinquedos e equipamentos eletrónicos encontrados nos quartos das crianças podem ser responsáveis por emissões potencialmente nocivas. Um inquérito recentemente realizado na Dinamarca concluiu que cerca de metade das famílias participantes tinham concentrações de CO2 superiores às recomendadas nos quartos das crianças e que um em cada quatro quatros tinha o triplo dos níveis máximos de CO2 recomendados.

SINTOMAS

A poluição atmosférica e níveis de CO2 elevados podem originar problemas como dores de cabeça, problemas de sono, fadiga e dificuldade de concentração. A fraca qualidade da climatização interior pode ser especialmente nociva para as crianças, porque estas ainda estão a crescer e respiram mais rapidamente do que os adultos.

SOLUÇÕES

Eis algumas soluções simples para reduzir os níveis de CO2 e melhorar a climatização interior nos quartos dos seus filhos.

1.


Abra mais de uma janela para arejar

O ar interior contém gases, partículas, resíduos biológicos e vapor de água, que constituem potenciais perigos para a saúde. Recomendamos que areje a casa três a quatro vezes por dia durante um mínimo de 10 minutos de cada vez. Areje o quarto dos seus filhos de manhã, quando estiverem a brincar e antes de estes se irem deitar.

2.


O plástico nem sempre é fantástico

Quando é aquecido, o plástico pode emitir gases tóxicos. Por este motivo, certifique-se de que os brinquedos de plástico dos seus filhos não estão expostos à luz solar direta. Se tiver piso aquecido, não deve deixar objetos de plástico no chão. De acordo com as diretivas da UE, deverá remover todos os brinquedos de plástico fabricados antes de 2007, porque foi provado que contêm substâncias químicas banidas. Se for possível, deverá encorajar os seus filhos a brincarem numa divisão que não seja o quarto. Isto ajudará a reduzir a quantidade de poluentes potencialmente nocivos no ar. A colocação de plantas específicas numa divisão também poderá melhorar a climatização interior, visto que estas ajudam a remover o excesso de CO2.

3.


Limite a humidade, combata os ácaros

65% de todos os europeus secam roupa dentro de casa pelo menos uma vez por semana – e este é um mau hábito. A secagem da roupa emite humidade, que pode levar à criação de bolor; por este motivo, deverá secar a roupa noutro lugar, se for possível. Pelos menos motivos, certifique-se de que a sua casa de banho possui uma ventilação adequada. Além disso, os ácaros adoram camas, pelo que deverá trocar os lençóis regularmente. Deverá igualmente pensar em trocar os colchões e as almofadas, se já os tiver há muito tempo. Um colchão usado normal pode ter entre 100.000 e 10 milhões de ácaros, e 10% do peso de uma almofada com dois anos pode ser composto por ácaros mortos e pelas respetivas excreções. 

PANORAMA COMPLETO

Além de mudarmos as nossas rotinas diárias, é importante que aproveitemos todas as oportunidades para fazermos alterações fundamentais na climatização interior das nossas casas. Passamos 90% do nosso tempo dentro de portas e 2/3 desse tempo é passado em nossa casa. Por este motivo, esse é o sítio ideal para começarmos a melhorar a nossa qualidade de vida.

 

Melhore o espaço onde vive

Pense na forma como pode "levar o exterior para dentro". Visto que a maior parte de nós vive em ambientes urbanos, até certo ponto privámo-nos do contacto com a natureza. Até mesmo uma medida simples, como adicionar algumas plantas em vaso (conhecidas por purificar o ar) pode melhorar o seu ambiente interior. Pense também como poderá melhorar a vista para o exterior, através da utilização inteligente de portas e janelas.

Desenvolva o seu espaço de forma adequada

Adicionar alguns metros quadrados à sua casa é uma forma excelente de aumentar a sua qualidade de vida. Considere renovar ou expandir o sótão e priorize soluções que fomentem a entrada de ar fresco e luz natural.

Mudar de casa

Se procura uma casa nova, tenha em mente que as propriedades mais antigas podem ter problemas que afetarão a climatização interior. Por exemplo, certifique-se de que verifica se todas as janelas podem ser totalmente abertas e estão funcionais, especialmente na cozinha e na casa de banho. Quanto chegar à fase da redecoração, escolha uma tinta mais clara. Isto irá criar superfícies refletoras, que promovem a propagação da luz na sua casa.


A LUZ NATURAL PODE MELHORAR ATÉ 15% A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DOS SEUS FILHOS

A ciência mostra que as salas de aulas com uma boa iluminação natural proporcionam uma aprendizagem mais eficiente do que as salas de aulas com uma iluminação fraca. Não existem motivos para duvidarmos que estes benefícios também são aplicáveis em casa e no local de trabalho.

O QUE POSSO FAZER?

Existem várias formas de melhorar o ar e a luz natural em sua casa. Algumas são rápidas e fáceis, enquanto que outras podem ser mais demoradas mas, em contrapartida, proporcionam melhorias sólidas a longo prazo.