O PODER OCULTO DA LUZ NATURAL


A luz natural pode fazer muito mais por si do que apenas ajudá-lo a sentir-se bem. A exposição à quantidade adequada de luz natural tem benefícios físicos e psicológicos comprovados para as crianças.


Um estudo realizado em França em 2012, que contou com a participação de mais de 2.000 crianças espalhadas por toda a Europa, concluiu que a quantidade de luz natural presente numa sala de aulas melhorou os resultados dos testes de matemática e lógica até 15%. Uma combinação de janelas orientadas para sul e zonas de sombra adequadas torna as crianças mais felizes e produtivas.

Estas conclusões provam claramente que a exposição das crianças a uma quantidade adequada de luz natural é simultaneamente necessária e útil. Estes dados podem motivar os pais a reorganizarem as zonas habitáveis e a descobrirem novas formas e locais de passarem tempo com os seus filhos.

SINTOMAS

Nesta era de entretenimento digital, os jovem podem sentir dificuldade em arranjarem tempo para prazeres mais simples, como a maravilhosa sensação da luz solar. Mas a realidade é que a falta de luz natural direta ou indireta adequada pode originar a deficiência de vitamina D, prejudicar o relógio biológico das crianças e afetar o seu estado de espírito e a sua capacidade de concentração.

SOLUÇÕES

Em seguida, poderá encontrar alguns passos fáceis e práticos que poderá tomar para ajudar a garantir que os seus filhos recebem a luz natural de que precisam.

1.


Abra a sua casa

Certifique-se de que a sua casa recebe o máximo possível de luz natural. Em circunstâncias ideais, as persianas e os cortinados devem estar totalmente abertos durante o dia. Se o seu filho tiver uma área de trabalho ou mesa, aproxime-a da janela.

2.


Encontre a direção certa

Os nossos organismos só conseguem sincronizar-se com o ritmo de 24 horas chamado "dormir, trabalhar, viver" através da exposição adequada à luz e à escuridão, e as crianças não são exceção. Se for possível, oriente os quartos das crianças para leste, na direção do nascer do sol. Isto é especialmente benéfico para adolescentes e jovens adultos, que têm um relógio biológico atrasado e têm ​frequentemente dificuldade em acordar de manhã. Certifique-se também de que as cortinas e persianas impedem a entrada do máximo possível de luz durante a noite.

3.


Vá lá fora

Encoraje os seus filhos a brincarem na rua sempre que possam. Além dos benefícios físicos associados ao exercício, a maior parte dos cientistas concordam que entre 30 minutos e duas horas de exposição diária à luz natural podem representar um grande estímulo para o bem-estar mental.

PANORAMA
COMPLETO

Além de mudarmos as nossas rotinas diárias, é importante que aproveitemos todas as oportunidades para fazermos alterações fundamentais na climatização interior das nossas casas. Passamos 90% do nosso tempo dentro de portas e 2/3 desse tempo é passado em nossa casa. Por este motivo, esse é o sítio ideal para começarmos a melhorar a nossa qualidade de vida.

 

Melhore o espaço onde vive

Pense na forma como pode "levar o exterior para dentro", aumentando a quantidade de luz natural em sua casa. Visto que a maior parte de nós vive em ambientes urbanos, até certo ponto privámo-nos do contacto com a natureza. Tente utilizar janelas ou portas que aumentem a quantidade de luz natural nas divisões – lembre-se de que a uma janela colocada no teto permite a entrada de mais luz natural do que uma janela normal.

Desenvolva o seu espaço de forma adequada

Adicionar alguns metros quadrados à sua casa é uma forma excelente de aumentar a sua qualidade de vida. Considere renovar ou expandir o sótão e priorize soluções que fomentem a entrada de ar fresco e luz natural.

Mudar de casa

Se procura uma casa nova, tenha em mente que as propriedades mais antigas podem ter problemas que afetarão a climatização interior. Por exemplo, certifique-se de que verifica se as janelas permitem a entrada de uma quantidade suficiente de luz natural. Em caso negativo, pense em acrescentar mais janelas ou portas. Quanto chegar à fase da redecoração, escolha uma tinta mais clara. Isto irá criar superfícies refletoras, que promovem a propagação da luz na sua casa.


OS QUARTOS DAS CRIANÇAS SÃO FREQUENTEMENTE AS DIVISÕES MAIS POLUÍDAS DE UMA CASA

Partículas tóxicas, CO2 proveniente da expiração – os quartos das crianças contêm frequentemente a concentração mais elevada de substâncias nocivas numa casa.

O QUE POSSO FAZER?

Existem várias formas de melhorar o ar e a luz natural em sua casa. Algumas são rápidas e fáceis, enquanto que outras podem ser mais demoradas mas, em contrapartida, proporcionam melhorias sólidas a longo prazo.