O AR INTERIOR NÃO É AQUILO QUE PENSAMOS


O ar interior pode estar até cinco vezes mais poluído que o ar exterior. O ar interior estagnado pode causar problemas de saúde física que vão desde a irritação ocular às dores de cabeça, passando por problemas de sono, asma e alergias.


O ar interior é poluído por uma lista aparentemente infindável de fontes. Esta lista inclui vários itens, desde o excesso de CO2 até partículas de comida libertadas quando cozinhamos, pelos dos animais de estimação e humidade libertada pelas máquinas de lavar e quando tomamos banho. 65% de todos os europeus secam roupa dentro de casa pelo menos uma vez por semana, o que produz humidade; além disso, uma família média produz diariamente cerca de dez litros de líquidos. Estudos demonstraram que os quartos das crianças são, frequentemente, a divisão mais poluída das nossas casas. 45% dos quartos das crianças têm níveis de CO2 demasiado elevados, causados por uma ventilação insuficiente.

SINTOMAS

Se sofrer de sintomas físicos persistentes que parecem diminuir quando não está em casa, como espirros, corrimento nasal, vermelhidão ocular e dures de cabeça, é bem provável que sejam causados pela fraca qualidade da climatização interior. Atividades como cozinhas, limpar e tomar banho aumentam a humidade presente no ar interior, podendo originar o desenvolvimento de bolor que está associado a problemas de saúde. Além disso, quanto mais atividade existe numa divisão, maior é a quantidade de poeiras e outras partículas em circulação.

SOLUÇÕES

O primeiro passo para melhorar a qualidade o ar interior é aceitar e reconhecer a extensão do problema. Isto motivá-lo-á a ter presentes estes passos simples para a obtenção de um ar interior mais limpo.

1.


Abra mais de uma janela para arejar

O ar interior contém gases, partículas, resíduos biológicos e vapor de água, que constituem potenciais perigos para a saúde. Recomendamos que areje a casa três a quatro vezes por dia durante um mínimo de 10 minutos de cada vez, com mais de uma janela aberta. Deve igualmente arejar o quarto antes de se ir deitar e quando se levantar de manhã.

2.


Limpe e areje os tapetes

... ou, ainda melhor, deite-os fora. Tapetes grossos e algumas peças de mobiliário, como sofás antigos, são um verdadeiro Eldorado para ácaros e bactérias.

3.


Limite a humidade

Tente não secar a roupa dentro de casa. Isto liberta humidade, que pode causar o desenvolvimento de bolor doméstico que é prejudicial para a sua saúde. Pelos menos motivos, certifique-se de que a sua casa de banho possui uma ventilação adequada. Se não for possível secar a roupa no exterior, tente abrir uma janela perto do local onde tem a roupa a secar, para remover alguma da humidade em excesso.

PANORAMA COMPLETO

Além de mudarmos as nossas rotinas diárias, é importante que aproveitemos todas as oportunidades para fazermos alterações fundamentais na climatização interior das nossas casas. Passamos 90% do nosso tempo dentro de portas e 2/3 desse tempo é passado em nossa casa. Por este motivo, esse é o sítio ideal para começarmos a melhorar a nossa qualidade de vida.

 

Melhore o espaço onde vive

Pense na forma como pode "levar o exterior para dentro". Visto que a maior parte de nós vive em ambientes urbanos, até certo ponto privámo-nos do contacto com a natureza. Até mesmo uma medida simples, como adicionar algumas plantas em vaso (conhecidas por purificar o ar) pode melhorar o seu ambiente interior. Pense também como poderá melhorar a vista para o exterior, através da utilização inteligente de portas e janelas.

Desenvolva o seu espaço de forma adequada

Adicionar alguns metros quadrados à sua casa é uma forma excelente de aumentar a sua qualidade de vida. Considere renovar ou expandir o sótão e priorize soluções que fomentem a entrada de ar fresco e luz natural.

Mudar de casa

Se procura uma casa nova, tenha em mente que as propriedades mais antigas podem ter problemas que afetarão a climatização interior. Por exemplo, certifique-se de que verifica se todas as janelas podem ser totalmente abertas e estão funcionais, especialmente na cozinha e na casa de banho. Quanto chegar à fase da redecoração, escolha uma tinta mais clara. Isto irá criar superfícies refletoras, que promovem a propagação da luz na sua casa.


VIVER NUMA CASA COM HUMIDADE
E BOLOR AUMENTA
40% O RISCO DE ASMA

Os problemas respiratórios e as alergias podem ser causados ou agravados pela fraca qualidade do ar interior.

O QUE POSSO FAZER?

Existem várias formas de melhorar o ar e a luz natural em sua casa. Algumas são rápidas e fáceis, enquanto que outras podem ser mais demoradas mas, em contrapartida, proporcionam melhorias sólidas a longo prazo.