NECESSIDADE: UMA NOVA ABORDAGEM À VIDA DENTRO DE CASA


Conseguimos isolar-nos das incertezas e do desconforto do mundo natural mas, em muitos aspetos, esta vitória tem um sabor amargo.


Passamos 90% do nosso tempo dentro de portas e os nossos lares estão tão bem isolados que não deixam entrar ar fresco e luz natural em quantidade suficiente. Atualmente, 84 milhões de europeus vivem em edifícios com tanta humidade e bolor que representam uma ameaça física ao bem-estar físico e mental. A fraca qualidade do ar interior pode originar várias doenças, que vão desde as dores de cabeça e irritação ocular até às alergias e asma - e pior. As pessoas que vivem numa casa com humidade e bolor têm uma probabilidade 40% superior de contraírem asma. 

A falta de luz solar direta também causa problemas de saúde, como a deficiência de vitamina D, que podem contribuir para uma sensação de cansaço, fadiga e mau humor. Os especialistas estimam que até 30% da população mundial sofre de vários níveis de DAS (Desordem Afetiva Sazonal, também conhecida como depressão de inverno). A causa exata da DAS não é totalmente conhecida, mas está frequentemente associada à exposição reduzida à luz solar.
Se não agirmos, estes problemas vão apenas piorar. Por este motivo, é importante que todos repensemos a forma como vivemos dentro de portas. Desde pessoas anónimas a arquitetos, desde empresas a governos, todos temos a responsabilidade de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantirmos que os nossos edifícios tenham um ambiente saudável. Temos de começar a construir de forma diferente e temos igualmente de começar a viver de forma diferente.

Algumas soluções são simples, outras são mais exigentes e algumas exigem mudanças fundamentais na sociedade. Mas o problema pode ser resolvido – temos de agir em conjunto, agora.

O PERCURSO PARA UM AMBIENTE INTERIOR MAIS SAUDÁVEL

A VELUX dedica-se, há mais de 75 anos, a melhorar a qualidade de vida das pessoas, ajudando a garantir que as habitações, os locais de trabalho e as escolas dispõem de uma quantidade suficiente de luz natural e ar fresco. Os benefícios para a saúde foram agora confirmados pela ciência, mas temos ainda um longo caminho a percorrer até compreendermos que a luz natural e o ar fresco não são apenas uma comodidade, mas também uma necessidade.
Felizmente, não estamos sozinhos. Estamos a trabalhar em conjunto com outros líderes globais do setor da construção civil para criarmos casas melhores. As nossas soluções não conseguem resolver todos os problemas da Indoor Generation, mas podemos ajudar a mostrar o melhor percurso a seguir.


O AR INTERIOR PODE ESTAR CINCO VEZES MAIS POLUÍDO DO QUE O AR EXTERIOR

Independentemente do local onde vive, abrir uma janela e deixar entrar ar fresco é quase sempre preferível a respirar o ar interior estagnado.

A FALTA DE LUZ NATURAL PROVOCA INFELICIDADE EM 15% DOS SERES HUMANOS

O poder da luz natural não pode ser reproduzido artificialmente. Precisamos da luz do sol para nos sentirmos saudáveis e cheios de energia.