Suporte VELUX ACTIVE with NETATMO

Most popular questions

O VELUX ACTIVE with NETATMO é compatível com todas as janelas e acessórios (motores, estores exteirores, toldos exteriores, cortinas interiores e estores venezianos) eléctricos VELUX que utilizam o protocolo de comunicação sem fios io-homecontrol.

Adiconalmente, oferece compatibilidade com produtos eléctricos de fachada seleccionados da Somfy (estores exteriores verticais, toldos exteriores verticais, cortinas interiores verticais e estores venezianos verticais) que utilizam o protocolo de comunicação sem fios io-homecontrol.

Se o seu gateway já estiver instalado, pode encontrar o endereço MAC na aplicação VELUX ACTIVE. Aceda a Settings > Home management > Gateway > MAC address (Definições > Gestão da casa > Gateway > Endereço MAC) e procure o código de 12 caracteres: "70: ee :50: xx: xx: xx". Se não tiver o seu gateway instalado, pode encontrar o endereço MAC impresso na parte posterior do gateway. Procure o código de sete caracteres com o formato "g:xx:xx:xx" (a última parte do número de série do gateway que se encontra na terceira linha).

Para ligar o gateway ao seu ponto de acesso Wi-Fi (router), o seu smartphone tem de já estar ligado à rede Wi-Fi. Para apresentar uma lista de todas as redes disponíveis dentro do seu alcance, a opção de Wi-Fi do smartphone tem de estar ativada, o router tem de estar ligado e tem de se encontrar dentro do alcance da rede Wi-Fi.
Pode convidar e partilhar o acesso com um novo utilizador abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Guest management > Invite a user" (Definições > Gestão de convidados > Convidar um utilizador).
Não é possível criar grupos de produtos na aplicação. Se pretender mover vários produtos para a mesma posição, é necessário que o faça um a um.
Pode controlar grupos do mesmo tipo de produtos a partir do interruptor do sensor. Os grupos são sempre de janelas, estores ou cortinas.
O sistema VELUX ACTIVE fornece dois algoritmos principais para o controlo automático da sua climatização interior. Os dois algoritmos são:
 
1) Um algoritmo de ventilação que controla automaticamente as suas janelas VELUX INTEGRA® para regular os níveis de temperatura, humidade e dióxido de carbono (CO2) da divisão. O algoritmo de ventilação baseia-se em medições do interior efetuadas pelo sensor e em previsões meteorológicas obtidas a partir da Internet. Ao utilizar estas informações, o algoritmo do sistema VELUX ACTIVE pode decidir se a ventilação da divisão melhorará a climatização interior, ou se a janela deve permanecer fechada caso não seja possível melhorar a climatização interior.
Para garantir um fornecimento constante de ar fresco, o algoritmo também dispõe de uma funcionalidade de reciclagem do ar, que ventila a divisão com regularidade (a cada 1-6 horas) durante um período de 5-15 minutos, dependendo das condições no interior e no exterior.
 
2) Um algoritmo de proteção solar concebido para evitar um potencial sobreaquecimento ao fechar as coberturas das janelas para impedir a entrada de sol, quando adequado. O algoritmo de proteção solar também se baseia em informações de previsão meteorológica para tomar decisões inteligentes com base nas condições no interior e no exterior.

O sistema VELUX ACTIVE foi concebido para proporcionar controlo automático da sua climatização interior durante todo o ano. Durante a época fria, os algoritmos serão ajustados automaticamente para evitar correntes de ar frio. Com temperaturas inferiores a 2 °C, as janelas não se abrem automaticamente, para evitar a entrada de neve e gelo na divisão.

Nota: No caso de produtos a energia solar que não tenham carga suficiente durante o inverno (por exemplo, em caso de existência de neve no painel solar), podem ocorrer curtos períodos de tempo em que o controlo ACTIVE fica indisponível devido a descarga das pilhas.

Vídeos mais populares



Compatibilidade

A aplicação está disponível para iOS 9.0 ou posterior na Apple App Store e para Android 5.0 ou posterior na Google Play.
Pode estabelecer ligação com até 15 utilizadores num gateway.
Pode controlar até 5 casas diferentes a partir da aplicação.

Antes de instalar a aplicação VELUX ACTIVE, tem de dispor de uma ligação estável à Internet através de uma rede Wi-Fi pessoal (e não de um ponto de acesso público), de um smartphone com iOS 9.0/Android 5.0 (ou posterior) e de uma ou mais janelas de sótão VELUX INTEGRA e/ou acessórios compatíveis com o sistema io-homecontrol. Se não tiver uma janela de sótão elétrica, pode adicionar o kit de upgrade de motor para janelas de sótão manuais. Visite esta página (site de marketing da VELUX) para obter mais informações acerca de produtos de adaptação elétrica e compatibilidade.

Para a aplicação VELUX ACTIVE, é necessária uma rede Wi-Fi pessoal. Não é possível proceder à configuração num hotspot público nem numa rede empresarial. É necessária uma ligação Wi-Fi de 2,4 GHz (802.11 b/g/n) com definições de segurança de rede pessoal WEP, WPA ou WPA2.

O VELUX ACTIVE with NETATMO é compatível com todas as janelas e acessórios (motores, estores exteirores, toldos exteriores, cortinas interiores e estores venezianos) eléctricos VELUX que utilizam o protocolo de comunicação sem fios io-homecontrol.

Adiconalmente, oferece compatibilidade com produtos eléctricos de fachada seleccionados da Somfy (estores exteriores verticais, toldos exteriores verticais, cortinas interiores verticais e estores venezianos verticais) que utilizam o protocolo de comunicação sem fios io-homecontrol.

A aplicação VELUX ACTIVE permite controlar até 200 produtos. A aplicação Apple HomeKit tem capacidade para um máximo de 100 produtos.

Se gostaria de utilizar a aplicação VELUX ACTIVE para criar uma climatização interior mais saudável, mas não tem uma janela de sótão elétrica, pode adicionar o kit de upgrade de motor solar para janelas de sótão manuais. Visite esta página (site de marketing da VELUX) para obter mais informações acerca de produtos de adaptação elétrica e compatibilidade.

 

Pode adicionar até 10 sensores a um gateway VELUX ACTIVE. Se forem necessários mais de 10 sensores, tem de dividir a sua casa em duas zonas e utilizar um gateway para cada zona.
A aplicação VELUX ACTIVE tem um limite de cinco interruptores de saída por gateway.
Se forem necessários mais de cinco interruptores, tem de dividir a sua casa em duas zonas e utilizar um gateway para cada zona.
Actualmente, o VELUX ACTIVE with NETATMO é apenas compatível com o Apple HomeKit. Integração com IFTTT para a criação de correntes de constatações condicionais simples não é actualmente suportado.
 

A minha instalação

Consulte o tutorial em vídeo ou siga estes passos:
1) Transfira a aplicação VELUX ACTIVE da Apple App Store ou da Google Play. Evite transferir a aplicação de outros sites que não a Apple App Store ou a Google Play. Se já tiver a aplicação instalada no seu smartphone, elimine-a e transfira a versão mais recente.
2) Ligue o gateway VELUX ACTIVE a uma tomada da rede elétrica.
3) Ligue o dispositivo móvel à rede Wi-Fi que pretende utilizar para o gateway.
4) Siga as instruções de instalação na aplicação:
    - Crie uma conta VELUX (ou utilize a sua conta já existente)
    - Ligue/emparelhe o gateway com o router
    - Emparelhe todos os sensores e interruptores de saída com o gateway​
    - Copie todos os produtos dos controlos remotos para o gateway
    - Crie a sua casa na aplicação definindo divisões e colocando os produtos nas mesmas
A solução VELUX ACTIVE fica assim pronta a utilizar.
 
Importante: Quando atribuir nomes às suas divisões e produtos, tenha o cuidado de não utilizar o tipo de divisão no nome do produto, já que tal pode causar conflitos na atribuição de nomes. Mantenha os nomes do tipo de divisão (casa de banho, cozinha, etc.) para as divisões e os nomes do tipo de produto (janela, estore, etc.) para os produtos. Assim, permitirá a melhor integração com os comandos de voz da Siri (Apple HomeKit). Se utilizar o idioma inglês para a Siri, atribua nomes/termos em inglês às divisões e aos produtos para obter o melhor desempenho.

Se o seu gateway já estiver instalado, pode encontrar o endereço MAC na aplicação VELUX ACTIVE. Aceda a Settings > Home management > Gateway > MAC address (Definições > Gestão da casa > Gateway > Endereço MAC) e procure o código de 12 caracteres: "70: ee :50: xx: xx: xx". Se não tiver o seu gateway instalado, pode encontrar o endereço MAC impresso na parte posterior do gateway. Procure o código de sete caracteres com o formato "g:xx:xx:xx" (a última parte do número de série do gateway que se encontra na terceira linha).

No caso dos dispositivos iOS (Apple), aceda à Apple App Store; para dispositivos Android, aceda à Google Play. Procure "VELUX ACTIVE Indoor Climate Control" (Controlo de climatização interior VELUX ACTIVE) e transfira a aplicação.
Algumas redes Wi-Fi são incompatíveis com a gateway do VELUX ACTIVE with NETATMO:
 - Redes públicas e empresariais.
 - Redes que apenas usam a banda de 5GHz.
 - Redes protegidas com um portal de autenticação.

Certifique-se de que o seu smartphone está ligado a uma rede funcional de Wi-Fi antes de iniciar a instalação.
Depois siga estes passos:

1. Reinicie o router Wi-Fi e o smartphone.
2. Verifique que a gateway está ligada à corrente eléctrica (uma pequena luz LED branca está ligada junto ao cabo de alimentação)
3. Se tiver algum repetidor/amplificador de sinal de Wi-Fi na sua rede, certifique-se que cada ponto de acesso tem um nome diferente (SSID) e verifique que a gateway está ligada ao ponto de acesso com o sinal mais forte.

Se os passos acima não resolvem o seu problema, então deverá verificar as configurações do seu router ligando à página de configuração do router (consulte o manual de instruções do seu router).

 - Actualize o router para a sua última versão de firmware.
 - Defina uma password do Wi-Fi mais simples, sem caracteres especiais.
 - Assegure-se de que não há nenhum filtro MAC activado no router (ou certifique-se que a gateway está na white-list).
 - Assegure-se de que restrições de acesso (controlo parental, etc.) está desactivados.
 - Verifique se o router tem uma função de standby. Em caso afirmativo, desactive esta função.
 - Desactive o canal de restrição do Wi-Fi (activar a selecção automática), ou seleccione o canal 1, 6 ou 11.
 - Verifique que 2.4GHz também está activado no caso de o router ser compatível com duas bandas (VELUX ACTIVE with Netatmo apenas pode ser ligado a redes 2.4GHz). Tente também desactivar os 5GHz.
 - Verifique que o UPnP está activado.
 - Tente substituir os actuais servidores DNS com os do Google (Primário: 8.8.8.8 / Secundário: 8.8.4.4).
 - Verifique se o seu router tem alguma firewall / filtro de portas. Em caso afirmativo abra a porta 25050 (TCP).
 - Atribua um IP estático à gateway com o seu endereço MAC.
 
Há duas formas de adicionar um novo utilizador a uma solução VELUX ACTIVE já existente:
1. O novo utilizador obtém as informações sobre o e-mail e a palavra-passe da conta e basta que inicie sessão na mesma conta do utilizador já existente.
2. Um utilizador já existente pode convidar e conceder acesso a um novo utilizador. É possível fazê-lo na aplicação, em "Settings > Guest Management > Invite a user" (Definições > Gestão de convidados > Convidar um utilizador).
 
Nota: Uma vez que a aplicação VELUX ACTIVE é muito segura, o novo utilizador tem de obter uma chave de segurança do gateway para efeitos de obtenção de acesso completo (é necessário seguir as instruções nas mensagens pop-up na aplicação).

Pode transferir a aplicação no novo dispositivo e iniciar sessão com a sua conta já existente.

Nota: A aplicação VELUX ACTIVE é muito segura, pelo que é necessário obter uma chave de segurança do gateway para efeitos de obtenção de acesso completo (é necessário seguir as instruções nas mensagens pop-up na aplicação).

Sim, é possível aceder à aplicação VELUX ACTIVE com qualquer dispositivo móvel, seja Apple ou Android. 
É possível ver um LED branco junto ao conector do cabo de alimentação no gateway VELUX ACTIVE. Verifique se o cabo de rede elétrica está ligado ao gateway e se o interruptor de alimentação elétrica está ligado. Se já estiver ligado, desligue o gateway da tomada durante 10 segundos e volte a ligá-lo.

Coloque o gateway numa localização central para assegurar uma ligação sem fios estável para todos os seus produtos VELUX e para o router Wi-Fi. A força do sinal Wi-Fi pode ser apresentada acedendo a "Settings > Home management" (Definições > Gestão da casa) na aplicação VELUX ACTIVE with NETATMO. Após determinar a melhor posição, pode instalar o gateway VELUX ACTIVE na parede utilizando o suporte de instalação.

Basta utilizar a aplicação para instalar o sistema VELUX ACTIVE. Transfira a aplicação e siga o procedimento de instalação quando lhe for solicitado.
Quando substituir o gateway, tem de criar uma nova instalação. Por motivos de segurança, não pode transferir informações de um gateway para outro, mas pode manter a sua conta VELUX já existente para o novo gateway.
Para ligar o gateway ao seu ponto de acesso Wi-Fi (router), o seu smartphone tem de já estar ligado à rede Wi-Fi. Para apresentar uma lista de todas as redes disponíveis dentro do seu alcance, a opção de Wi-Fi do smartphone tem de estar ativada, o router tem de estar ligado e tem de se encontrar dentro do alcance da rede Wi-Fi.
Para melhorar a força do sinal Wi-Fi entre o router e o gateway, pode mover fisicamente o gateway e o router de modo a que fiquem mais próximos. Também pode adicionar um extensor de alcance sem fios à sua rede Wi-Fi.
Para ligar o gateway a um novo ponto de acesso Wi-Fi (router), utilize a aplicação e aceda a "Settings > Home management > Gateway > Setup Wi-Fi" (Definições > Gestão da casa > Gateway > Configurar Wi-Fi). Será então orientado para introduzir novamente o código de identificação do seu ponto de acesso Wi-Fi.

Remova as pilhas, prima qualquer botão no controlo remoto e volte a colocar as pilhas. Deverá ver uma luz verde intermitente na parte da frente do controlo remoto, o que indica que está ligado corretamente. Instale pilhas novas se a luz não se acender ou se estiver fraca/esbatida.
 
Caso haja problemas de ligação, coloque o sensor/interruptor mais perto do gateway (20-50 cm) durante o procedimento de deteção.

Para obter as melhores condições que proporcionem medições precisas, coloque o sensor de acordo com as seguintes diretrizes:
  - Coloque o sensor na parede, dentro do alcance, a uma altura adequada (90-170 cm)
  - Não coloque o sensor na parte interior de uma parede exterior
  - Não coloque o sensor exposto à luz solar direta
  - Não coloque o sensor por cima de radiadores ou aparelhos de aquecimento
  - Não coloque o sensor atrás de cortinas, peças de mobiliário ou outros obstáculos

Coloque o seu interruptor de saída dentro do alcance, a uma altura adequada (90-120 cm), junto à sua entrada principal. Pode colocar um interruptor de saída em cada uma das entradas de casa.
O alcance máximo de funcionamento entre um sensor/interruptor de saída e o gateway é de 300 m em campo aberto ou cerca de 30 m dentro de casa (incluindo paredes e tetos).
Tente mover o gateway e os interruptores de modo a que fiquem mais próximos para melhorar a força do sinal sem fios. Não é possível utilizar um extensor de alcance sem fios.

O interruptor do seu sensor está predefinido para controlar todas as janelas na divisão. Se a divisão não tiver janelas elétricas, toda a proteção solar exterior é controlada. Se não houver qualquer proteção solar exterior instalada, todas as cortinas interiores são controladas.
 
Pode editar esta predefinição na aplicação acedendo a "Settings > Home management > Room > Sensor switch > Controlled actuators" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor > Acionadores controlados). Um interruptor do sensor apenas pode controlar produtos na mesma divisão e apenas um tipo de produto de cada vez.

Para instalar um sensor adicional à sua solução VELUX ACTIVE, abra a aplicação, aceda a "Settings > Install new products > Install additional switch" (Definições > Instalar novos produtos > Instalar interruptor adicional) e siga as instruções.

Para remover um sensor da sua instalação VELUX ACTIVE, abra a aplicação, aceda a "Settings > Home management > Room > Sensor switch" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor) e prima "Remove product" (Remover produto).
Para mover um sensor de uma divisão para outra, abra a aplicação, aceda a "Settings > Home management > Room > Sensor switch" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor) e prima "Move product" (Mover produto).
Um sensor apenas pode controlar os produtos na mesma divisão em que se encontra. É recomendável instalar um sensor em cada divisão para obter o melhor controlo automático dos seus produtos e usufruir de todos os benefícios do sistema VELUX ACTIVE.
Para instalar um interruptor de saída adicional na sua solução VELUX ACTIVE, abra a aplicação, aceda a "Settings > Install new products > Install a new switch" (Definições > Instalar novos produtos > Instalar novo interruptor) e siga as instruções.
O alcance máximo de funcionamento entre um produto VELUX e o gateway é de 300 m em campo aberto ou cerca de 30 m dentro de casa (incluindo paredes e tetos). É possível duplicar o alcance (60 m dentro de casa) utilizando o extensor de alcance io-homecontrol (KLF).
Não. Basta copiar a identificação das suas janelas e produtos de proteção solar a partir de um (ou mais) dos seus controlos remotos já existentes para o gateway. Todos os controladores já existentes permanecerão inalterados.
Se a sua janela ou produto de proteção solar tiver sido entregue com um interruptor de parede (controlo local), deve começar sempre por proceder ao respetivo emparelhamento com este interruptor. Siga as instruções fornecidas com o interruptor.
 
Se tiver um comando de controlo VELUX (KLR 200) ou um controlo remoto VELUX com ecrã (KLR 100), adicione também a janela ou o produto de proteção solar a este controlo remoto. Siga as instruções fornecidas com o controlo remoto.
 
Se reunir todos os seus produtos num controlo remoto, simplificará o processo de cópia dos seus produtos VELUX para o gateway VELUX ACTIVE.
Para adicionar uma nova janela ou produto de proteção solar à sua instalação VELUX ACTIVE, abra a aplicação, aceda a "Settings > Install new products > Install a new window" (Definições > Instalar novos produtos > Instalar nova janela) e siga as instruções.
 
Nota: Antes de adicionar um novo produto ao sistema VELUX ACTIVE, é necessário que esse produto já esteja emparelhado com um controlo remoto VELUX.
O firmware do seu gateway VELUX ACTIVE é atualizado automaticamente quando são lançadas novas funcionalidades e correções de erros. Certifique-se de que está sempre ligado e dispõe de ligação à Internet.

Utilização da minha aplicação

Para ver os termos de utilização da aplicação VELUX ACTIVE, clique aqui

O nível de qualidade do ar na sua casa é apresentado constantemente na aplicação VELUX ACTIVE. Se aceder à página da divisão (controlo do produto), pode ver os níveis de temperatura, humidade e CO2 medidos pelo sensor nessa divisão.

Aceda à página da divisão para ver os níveis atuais de temperatura, humidade e CO2 numa divisão específica. Troque de divisão para ver os níveis nas outras divisões.
De acordo com a OMS, um bom nível de temperatura dentro de casa situa-se entre 17° e 26° Celsius (63 a 79° Fahrenheit). Isto pode evitar a formação de condensação, o desenvolvimento de bolor ou a desidratação das pessoas na divisão.
Para escolher entre as unidades de temperatura Celsius ou Fahrenheit, abra a aplicação, aceda a "Settings > My account > Unit system" (Definições > A minha conta > Sistema de unidades) e selecione a unidade da sua preferência.
De acordo com a OMS, um bom nível de humidade dentro de casa (quantidade de vapor de água no ar) situa-se entre 40% e 60%.
De acordo com a OMS, um bom nível de CO2 dentro de casa situa-se abaixo de 1.150 ppm.
Para verificar o nível de carga das pilhas ou a força do sinal de um interruptor do sensor, abra a aplicação e aceda a "Settings > Home management > Room > Sensor switch" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor).
 
Para verificar o nível de carga das pilhas ou a força do sinal de um interruptor de saída, abra a aplicação e aceda a "Settings > Home management > Departure switch" (Definições > Gestão da casa > Interruptor de saída).
 
Para verificar a força do sinal Wi-Fi para o gateway, abra a aplicação e aceda a "Settings > Home management > Gateway" (Definições > Gestão da casa > Gateway).
Para apresentar outra casa na aplicação, prima "Home" (Casa) no dashboard de dispositivos iOS ou no menu de definições de dispositivos Android e, depois, selecione a casa da sua preferência.
Caso se tenha esquecido da sua palavra-passe para a conta VELUX, prima "Forgot your password?" (Esqueceu-se da palavra-passe?) no ecrã de início de sessão e siga as instruções no e-mail. Se não receber um e-mail, consulte a sua pasta de mensagens de spam.
Pode convidar e partilhar o acesso com um novo utilizador abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Guest management > Invite a user" (Definições > Gestão de convidados > Convidar um utilizador).
Receberá automaticamente uma notificação quando for lançada uma nova versão. Aceda à página de transferências e aceite a atualização, caso não tenha as atualizações automáticas ativadas.

Pode utilizar a aplicação ou o controlo remoto para colocar a sua janela ou produto de proteção solar VELUX na posição pretendida. Na aplicação, selecione a divisão e percorra o ecrã até ver o produto que pretende controlar. Faça deslizar o botão na barra de controlo para definir a posição pretendida. Liberte-o para iniciar o movimento. Pode sempre interromper o movimento premindo o botão "Stop" (Parar).

Para interromper a operação de um produto, utilize o controlo remoto ou a aplicação VELUX ACTIVE. Na aplicação, prima o botão "Stop" (Parar) no ecrã da divisão.
Há duas formas de interromper o controlo automático temporariamente:
- Controlar um produto manualmente para o colocar numa nova posição, seja na aplicação ou num controlo remoto VELUX. Isto isolará o produto de outros controlos ACTIVE até à manhã seguinte.
- Desativar manualmente todos os controlos ACTIVE para essa divisão específica na vista de parâmetros adicionais. Para voltar a ativar o controlo ACTIVE, pode ativá-lo manualmente ou apenas aguardar pela manhã seguinte, altura em que tal será feito de modo automático.

Para abrir a sua janela para uma posição de ventilação segura, faça deslizar o botão na barra de controlo horizontal até chegar ao ícone de "bloqueio para ventilação".

Nota: O ícone de "bloqueio para ventilação" não será apresentado se a sua janela não tiver uma aba de ventilação.

Os acessórios que são instalados numa janela também estarão agrupados com a janela na aplicação. Para encontrar um produto específico, selecione a divisão com a janela e percorra o ecrã até ver a janela ou o produto de proteção solar a ser controlado.
Não é possível criar grupos de produtos na aplicação. Se pretender mover vários produtos para a mesma posição, é necessário que o faça um a um.
Pode controlar grupos do mesmo tipo de produtos a partir do interruptor do sensor. Os grupos são sempre de janelas, estores ou cortinas.
Todos os comandos de controlo enviados a partir da aplicação requerem que haja uma ligação à Internet entre o dispositivo móvel e o gateway. Se esta ligação de comunicação for interrompida, a aplicação não pode ser utilizada até que a ligação seja estabelecida novamente. O sistema VELUX ACTIVE continuará a fornecer controlo automático sem acesso à Internet, uma vez que é controlado diretamente pelo gateway.
Sim. Pode modificar vários parâmetros de controlo automático de modo a corresponder às suas preferências pessoais; por exemplo: sensibilidade do sistema para níveis de CO2, humidade ou temperatura ou horário preferido para operações de controlo automático. Abra a aplicação e aceda a "Settings > Active control" (Definições > Controlo ativo) para definir as suas preferências pessoais.
Pode alterar o nome da sua casa, divisão ou produtos a qualquer momento. Para alterar o nome da sua casa, abra a aplicação, aceda a "Settings > Home management > Name of House" (Definições > Gestão da casa > Nome da casa) e introduza as suas preferências. Para alterar o nome da sua divisão, abra a aplicação, aceda a "Settings > Home management > Room" (Definições > Gestão da casa > Divisão) e introduza as suas preferências. Para alterar o nome dos seus produtos, abra a aplicação, aceda a "Settings > Home management > Room > Product" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Produto) e introduza as suas preferências.
 
Importante: Quando atribuir nomes às suas divisões e produtos, tenha o cuidado de não utilizar o tipo de divisão no nome do produto, já que tal pode causar conflitos na atribuição de nomes. Mantenha os nomes do tipo de divisão (casa de banho, cozinha, etc.) para as divisões e os nomes do tipo de produto (janela, estore, etc.) para os produtos. Assim, permitirá a melhor integração com os comandos de voz da Siri (Apple HomeKit). Se utilizar o idioma inglês para a Siri, atribua nomes/termos em inglês às divisões e aos produtos para obter o melhor desempenho.
A aplicação notificá-lo-á automaticamente quando as pilhas de algum dos sensores ou interruptores de saída necessitarem de substituição. Caso pretenda remover as notificações, pode gerir todas as notificações do sistema VELUX ACTIVE abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Notifications" (Definições > Notificações).
Pode gerir as suas notificações padrão do sistema VELUX ACTIVE abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Notifications" (Definições > Notificações). Atualmente, não é possível criar quaisquer notificações no sistema VELUX ACTIVE.

Os dois botões vermelhos no ecrã inicial (sol e lua) podem ser utilizados para um controlo rápido e fácil dos seus produtos de proteção solar. Ao premir o botão de sol, abrem-se todos os produtos de proteção solar da casa (bom dia). Ao premir o botão de lua, fecham-se todos os produtos de proteção solar da casa (boa noite).

Sim. Pode modificar o botão com a imagem de um cadeado para também fechar todas as proteções solares quando sair, ou modificar o cenário de "boa noite" para que também todas as janelas sejam fechadas quando forem fechadas as proteções solares. Para modificar os cenários, abra a aplicação e aceda a "Settings > Quick actions" (Definições > Ações rápidas).

O botão de cadeado e o interruptor de saída são utilizados para colocar o seu controlo de climatização interior VELUX ACTIVE num modo de segurança (ausência) quando não se encontra em casa. As suas janelas ficam então bloqueadas apenas para ventilação pela aba/sem abertura (janelas sem aba). Ao premir o "cadeado fechado", define o modo de segurança/ausência. Ao premir o "cadeado aberto", define o modo sem segurança/em casa.

Nota: Configurar os estados na aplicação é o mesmo que premir o interruptor de saída.

O sistema VELUX ACTIVE dispõe de segurança para evitar que utilizadores não autorizados destranquem a sua casa. Para destrancar, é necessário que o seu smartphone tenha transferido uma chave de segurança específica a partir do gateway. Os utilizadores que não tenham esta chave não conseguem destrancar a casa a partir da aplicação.
 
Há duas formas de obter a chave:
- A chave obtém-se automaticamente durante a instalação do gateway.
- A chave é fornecida durante o processo de "gestão de convidados", quando é convidado para o sistema VELUX ACTIVE.
 
A chave de segurança é guardada diretamente no smartphone, por motivos de segurança. Terá de obter uma nova chave se mudar de smartphone ou dispositivo.
 
Nota: Pode destrancar sempre a sua casa utilizando o interruptor de saída.
O sistema VELUX ACTIVE considera que se trata de um utilizador autorizado e que é seguro destrancar a casa quando recebe um comando de um controlo remoto.

Medições e automação

O sistema VELUX ACTIVE fornece dois algoritmos principais para o controlo automático da sua climatização interior. Os dois algoritmos são:
 
1) Um algoritmo de ventilação que controla automaticamente as suas janelas VELUX INTEGRA® para regular os níveis de temperatura, humidade e dióxido de carbono (CO2) da divisão. O algoritmo de ventilação baseia-se em medições do interior efetuadas pelo sensor e em previsões meteorológicas obtidas a partir da Internet. Ao utilizar estas informações, o algoritmo do sistema VELUX ACTIVE pode decidir se a ventilação da divisão melhorará a climatização interior, ou se a janela deve permanecer fechada caso não seja possível melhorar a climatização interior.
Para garantir um fornecimento constante de ar fresco, o algoritmo também dispõe de uma funcionalidade de reciclagem do ar, que ventila a divisão com regularidade (a cada 1-6 horas) durante um período de 5-15 minutos, dependendo das condições no interior e no exterior.
 
2) Um algoritmo de proteção solar concebido para evitar um potencial sobreaquecimento ao fechar as coberturas das janelas para impedir a entrada de sol, quando adequado. O algoritmo de proteção solar também se baseia em informações de previsão meteorológica para tomar decisões inteligentes com base nas condições no interior e no exterior.
Os algoritmos do sistema VELUX ACTIVE podem ser ajustados de forma a corresponderem às suas preferências pessoais. Caso pretenda aumentar ou reduzir a sensibilidade dos parâmetros de climatização interior ou pretenda definir um período de inatividade, é possível fazê-lo abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Active Control" (Definições > Controlo ativo).
Os dados meteorológicos do exterior são utilizados para ajustar a duração e a medida em que a janela se abre durante a ventilação e para evitar que a janela seja operada sem que possa haver um melhoramento na climatização interior. Os dados meteorológicos também são utilizados para ajustar os produtos de proteção solar de forma a evitar um potencial sobreaquecimento, antes que este ocorra.

Todas as janelas de sótão elétricas VELUX são fornecidas com um sensor de chuva para evitar que a janela se abra caso chova. Se começar a chover, a janela fecha-se automaticamente. Se der alguma instrução para que se abra enquanto estiver a chover, receberá uma mensagem pop-up com um aviso. O sensor de chuva vai sempre sobrepor-se a qualquer automação do sistema VELUX ACTIVE.

Quando o sensor de climatização interior estiver instalado e os algoritmos de controlo estiverem ativados na aplicação, o sistema VELUX ACTIVE controlará automaticamente todas as janelas de sótão e todos os produtos de proteção solar na divisão.
O sistema VELUX ACTIVE continua a funcionar em caso de falha de Internet. Continua a regular a climatização interior e a proteção solar em conformidade com o ponto de regulação mais recente que tenha sido aplicado antes da falha (modo de ausência, ponto de regulação manual, etc.).
 
Contudo, durante a falha, não será possível utilizar a aplicação (ou seja, não será possível controlar o produto, nem obter leituras dos parâmetros de climatização interior, nem efetuar alterações a quaisquer definições). A funcionalidade da aplicação é novamente ativada de forma automática em todos os dispositivos ligados quando a ligação à Internet for restabelecida. O gateway pode demorar alguns minutos até voltar a ligar depois de a ligação à Internet ter sido restabelecida.
 
Durante falhas de energia, a funcionalidade VELUX ACTIVE não estará disponível. No entanto, poderá controlar os produtos VELUX a energia solar utilizando o controlo remoto. Quando volta a haver energia, o gateway estabelece automaticamente a ligação ao seu router e aos servidores em cloud. Tenha em atenção que isto pode demorar alguns minutos.

O sistema VELUX ACTIVE foi concebido para proporcionar controlo automático da sua climatização interior durante todo o ano. Durante a época fria, os algoritmos serão ajustados automaticamente para evitar correntes de ar frio. Com temperaturas inferiores a 2 °C, as janelas não se abrem automaticamente, para evitar a entrada de neve e gelo na divisão.

Nota: No caso de produtos a energia solar que não tenham carga suficiente durante o inverno (por exemplo, em caso de existência de neve no painel solar), podem ocorrer curtos períodos de tempo em que o controlo ACTIVE fica indisponível devido a descarga das pilhas.

Para garantir segurança total para a sua casa, o gateway VELUX ACTIVE entra automaticamente no modo de segurança (modo de ausência) após uma falha de energia. Isto evita que as janelas se abram em caso de falha de energia provocada por alguém mal intencionado fora da casa.
Sim, pode utilizar a aplicação para definir um período após o qual a janela se fecha automaticamente (por exemplo, ventilação da casa de banho com base em tempo). Para definir um período, prima o ícone do temporizador no canto superior do ecrã da divisão. Decorrido o tempo do temporizador, a janela fecha-se automaticamente e o sistema VELUX ACTIVE volta a ser ativado.
Pode ajustar o período de tempo em que a sua janela de fecha automaticamente de forma a corresponder às suas necessidades pessoais. Por predefinição, o período de tempo está definido para 30 minutos, mas pode ser ajustado para qualquer valor entre 0 e 12 horas.
Não. O sistema VELUX ACTIVE não permite definir um horário de abertura e fecho das janelas e/ou dos produtos de proteção solar. Se utilizar a aplicação VELUX ACTIVE no iPhone, pode criar um horário na aplicação Apple Home (consulte o suporte da aplicação Apple HomeKit).
É possível desativar ou interromper o funcionamento do sistema VELUX ACTIVE de forma a evitar o controlo automático das suas janelas e produtos de proteção solar. Abra a aplicação e aceda a "Settings > Active control" (Definições > Controlo ativo) para desativar todos os controlos ACTIVE. Opcionalmente, pode manter o controlo ACTIVE ativado numa divisão específica, ou em parte de uma divisão, abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Active control > Room" (Definições > Controlo ativo > Divisão).

Sim, é possível desativar o sistema VELUX ACTIVE temporariamente numa ou em todas as divisões de forma a evitar o controlo automático das suas janelas e produtos de proteção solar durante a noite. Abra a aplicação e aceda a "Settings > Active control > Room" (Definições > Controlo ativo > Divisão) para definir o horário de funcionamento nessa divisão (por exemplo, das 8:00 às 21:00). Repita este passo para cada divisão.

Sim, é possível desativar o sistema VELUX ACTIVE numa divisão e continuar a ter controlo automatizado noutra. Abra a aplicação, aceda a "Settings > Active control" (Definições > Controlo ativo) e selecione a divisão em que pretende desativar o VELUX ACTIVE. Agora pode desativar todos os controlos ACTIVE para essa divisão ou definir o horário de funcionamento para a divisão.
A temperatura da divisão é medida pelo sensor de climatização interior. A temperatura é medida a cada 20 segundos dentro do intervalo 0-50 °C / 32-122 °F.
Medições do sensor de temperatura do sistema VELUX ACTIVE diferentes das medições de outro termómetro na divisão podem dever-se a um ponto de instalação inadequado. Verifique se o sensor não está exposto à luz solar direta, por cima de algum aparelho de aquecimento, atrás de uma cortina, ou junto a uma janela ou porta aberta. Remova o sensor e desloque-o para outra posição.
A humidade é medida pelo sensor de climatização interior instalado na parede da sua divisão. A medição da humidade é atualizada a cada 20 segundos e medida dentro do intervalo 0-100% com uma precisão de ± 3%.
O nível de dióxido de carbono (CO2) da divisão é medido pelo sensor de climatização interior instalado na parede da divisão. A medição de CO2 é atualizada a cada 5 minutos e medida dentro do intervalo 0-5000 ppm.
Se a aplicação não apresentar qualquer valor de medição do sensor, tal pode dever-se a um problema de pilhas ou de comunicação.
 
Verifique primeiro a carga das pilhas do sensor.
- Verifique o nível de carga das pilhas do sensor abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Home management > Room > Sensor switch > Battery level" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor > Carga das pilhas).
- Remova as pilhas, aguarde alguns segundos antes de voltar a inseri-las e, depois, verifique se o LED está intermitente na parte frontal do interruptor.
 
Em seguida, verifique a qualidade do sinal de rádio entre o sensor e o gateway.
- Verifique a qualidade do sinal de rádio do sensor abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Home management > Room > Sensor switch > Radio signal" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor > Sinal de rádio).
- Mova o sensor para mais perto do gateway.
O sensor de chuva fornecido com a sua janela VELUX (ou kit de motor) está ligado diretamente ao controlo do motor. Não são transmitidas informações para a aplicação quando é detetada chuva e a janela se fecha (a deteção de chuva é gerida localmente pelo sistema de abertura da janela). A aplicação VELUX ACTIVE apenas emite um alerta de chuva se a janela (motor) for aberta enquanto estiver a chover.

Se faltarem alguns ou todos os valores do seu sensor, este pode estar fora do alcance (tal é indicado na aplicação). Verifique as pilhas do sensor e, se necessário, substitua-as. Se apenas faltar o nível de dióxido de carbono (CO2), mas os níveis de humidade e temperatura forem apresentados corretamente, aguarde 5 a 10 minutos para verificar se aparece alguma medição. O nível de CO2 apenas é medido a cada 5 minutos, e isto pode ocorrer após uma substituição das pilhas.

Se nenhuma destas ações fizer com que os valores do sensor sejam apresentados, este tem de ser substituído.

Nota: As medições de CO2 não serão apresentadas até 12 horas após a instalação inicial, devido à calibração do sensor.

As pilhas do sensor e do interruptor de saída têm uma duração típica de 2 anos em condições normais de funcionamento. O sensor e o interruptor de saída mantêm-se totalmente funcionais até 7 dias após entrarem no estado de carga fraca das pilhas.

Os meus dados

Durante a instalação do sistema VELUX ACTIVE, ser-lhe-á pedido que crie uma conta com o seu endereço de e-mail e uma palavra-passe. O seu endereço de e-mail fica guardado num servidor em cloud seguro. A VELUX não poderá aceder à sua palavra-passe. Se instalar o seu gateway VELUX através da aplicação Apple HomeKit, nenhuns dados serão guardados.
 
Se instalar através da aplicação VELUX ACTIVE, guardaremos dados sobre o seu gateway e configuração do sistema para efeitos de otimização de serviços e produtos.
 
Guardamos os seus dados pessoais enquanto a sua conta está ativa e 6 meses após os produtos serem desligados.
 
Para obter uma visão completa dos dados pessoais que guardamos, consulte a Política de privacidade VELUX ACTIVE.
Os dados do sistema VELUX ACTIVE são guardados num centro de dados seguro gerido pela NETATMO. Os dados ficam acessíveis apenas à VELUX A/S, NETATMO e representantes de vendas VELUX locais. O centro de dados encontra-se na UE.
Os dados do sistema VELUX ACTIVE ficam visíveis apenas para a VELUX A/S, a NETATMO e, dentro de alguns limites, os representantes de vendas VELUX locais, e mais nenhuma entidade.
O sistema VELUX ACTIVE recolhe dados para poder regular com eficácia a sua climatização interior. Os dados são utilizados para efeitos de otimização de serviços e produtos e para fins de marketing, caso tenha consentido tal utilização. Para obter uma visão completa dos dados pessoais que guardamos, consulte a Política de privacidade VELUX ACTIVE.
Se pretender ver um relatório sobre os dados pessoais que temos guardados, contacte: active-support@velux.com
Pode alterar o seu endereço de e-mail e os nomes das casas, divisões, janelas, cortinas e estores na aplicação VELUX ACTIVE. Se tiver quaisquer outros pedidos, contacte: active-support@velux.com.
Se pretender remover as informações guardadas pela VELUX, terá de solicitar que a sua conta VELUX ACTIVE seja apagada. Quando reinicia o seu gateway, apagamos as suas informações pessoais dentro do período definido na Política de privacidade VELUX ACTIVE. Se pretender que as informações sejam removidas de imediato, contacte: active-support@velux.com com o seu pedido de apagamento. Para obter mais detalhes, consulte os Termos de Utilização da aplicação VELUX ACTIVE.

O Grupo VELUX está empenhado em prevenir incidentes tais como a pirataria e o uso indevido de dados. Para assegurar isto, temos implementado uma série de mecanismos técnicos, administrativos e físicos de segurança, desenhados para proteger os dados recolhidos pelo VELUX ACTIVE. Por favor note que, apesar dos nossos esforços para proteger os seus dados, nenhuma solução de segurança é perfeita nem impenetrável.

No caso de, contra tudo e todos, observar algo relacionado com dados pessoais, uma suspeita de uma falha, um problema de informática ou similar relacionado com o VELUX ACTIVE, por favor envie um e-mail para databreach@velux.com e inclua a seguinte informação:

  1. Tipo de incidente e descrição (o que é que observou?)
  2. Quando é que o incidente ocorreu?
  3. Onde é que o observou? (em que páginas de internet ou similar)
  4. As pessoas estão afectadas? (a fuga de dados contém informação pessoal sobre pessoas? Se sim, quem?)
  5. Quem está informado deste incidente?

Responderemos prontamente.

HomeKit

A Apple HomeKit é uma plataforma que permite que produtos compatíveis de diferentes fabricantes funcionem em conjunto em produtos iOS/Apple diferentes. A aplicação Apple HomeKit permite-lhe controlar os seus produtos VELUX com um simples toque na aplicação Apple Home, pedindo à Siri (assistente de voz da Apple) ou de forma automática.
Pode utilizar a aplicação Apple HomeKit para controlar os seus produtos VELUX através da Siri (assistente de voz da Apple). Utilize a sua voz para abrir a janela, descer as cortinas ou perguntar como está a qualidade do ar atualmente na sua casa. A aplicação Apple HomeKit também permite criar cenários que ligam os seus produtos VELUX e outros dispositivos compatíveis com HomeKit.
Se a aplicação Apple HomeKit não funcionar com as suas janelas de sótão VELUX, verifique a sua sincronização de dados:
- Retire o gateway da tomada (desligue) durante, pelo menos, 30 segundos e volte a ligá-lo.
- Aguarde que a sincronização iCloud esteja concluída em todos os dispositivos ligados utilizando a mesma conta Apple.
 
Pode forçar a sincronização ligando o seu iPhone ao carregador e reiniciando-o. Se isto não funcionar, será necessário repor a configuração da aplicação HomeKit e voltar a ligar.
Se já configurou o HomeKit com outro aparelho iOS, por favor consulte: ""Como partilho o controlo do Apple HomeKit?"" para receber um convite.
Caso contrário, siga os passos abaixo:

Em primeiro lugar, reinicie o emparelhamento do HomeKit com a sua gateway:
 - Remova a gateway da applicação Home no caso de a ver lá.
 - Verifique que o seu smartphone está ligado à mesma rede Wi-Fi que a sua gateway.
 - Verifique que a sua gateway tem corrente eléctrica e que a luz LED está a piscar na parte de trás da gateway.
 - Pressione e mantenha pressionado o botão marcado com o ícone da engrenagem.
 - Quando ver a luz LED piscar vermelho, solte o botão e pressione-o uma vez novamente, por uma curta duração para confirmar a reiniciação.
 - A gateway irá reiniciar e recomeçará automaticamente.
 - Espere até que a luz LED na parte de trás da gateway pisque branco.
 
Em segundo lugar, reconfigure o acesso Wi-Fi da gateway:
 - Abra a aplicação da VELUX e seleccione ""Definições""
 - Seleccione ""Gestão da Casa""
 - Seleccione ""Gateway VELUX""
 - Seleccione ""Configurar Wi-Fi"" e siga as instruções.
 
Finalmente, emparelhe a sua gateway com o HomeKit:
 - Abra a aplicação VELUX e seleccione ""Definições""
 - Seleccione ""Gestão da Casa""
 - Seleccione ""Gateway VELUX""
 - Seleccione ""Configurar HomeKit"" e siga as instruções.
A aplicação HomeKit assenta num protocolo local seguro fornecido e concebido pela Apple. A aplicação Apple HomeKit requer que se encontre em casa e ligado à sua rede Wi-Fi. O sistema VELUX ACTIVE considera isto seguro e destranca a casa quando é executado um comando da aplicação Apple HomeKit. Apenas é possível aceder à aplicação HomeKit quando não está em casa se utilizar um hub doméstico Apple (como uma Apple TV ou um iPad).
 
Nota: Tenha cuidado ao utilizar a automação da aplicação HomeKit quando não estiver em casa, pois tal pode fazer com que destranque a sua casa.
Para controlar os seus produtos com a Siri e a aplicação Apple HomeKit quando está fora de casa (não ligado à sua rede Wi-Fi doméstica), tem de configurar um dispositivo como hub doméstico da aplicação HomeKit. Pode ser:
 - Uma Apple TV4 com tvOS 10 ou posterior.
 - Um iPad com iOS 10 ou posterior.
Pode utilizar o controlo por voz da Siri premindo o botão da casa, premindo o botão lateral ou dizendo a expressão: "Hey Siri". Para utilizar o comando "Hey Siri" no seu dispositivo, tem de o ativar acedendo a Settings > Siri & Search > Listen for "Hey Siri" (Definições > Siri e pesquisa > Ouvir "Hey Siri").
 
Sugestão! Quando atribuir nomes às suas divisões e produtos, deve ter o cuidado de não utilizar o tipo de divisão no nome do produto, já que tal pode causar conflitos na atribuição de nomes. Mantenha os nomes do tipo de divisão (casa de banho, cozinha) para as divisões e os nomes do tipo de produto (janela, estore) para os produtos. Assim, permitirá também a melhor integração possível com os comandos de voz da Siri (Apple HomeKit). Se utilizar o idioma inglês para a Siri (para melhor reconhecimento de voz), deve atribuir nomes em inglês às divisões e aos produtos para obter o melhor desempenho.
Durante a configuração do sistema VELUX ACTIVE, ser-lhe-á pedido que digitalize o código de configuração HomeKit com a câmara do seu dispositivo.
 
O código de 8 dígitos da aplicação Apple HomeKit (xxx-xx-xxx) encontra-se:
- Na etiqueta que está na parte posterior do gateway.
- Na última página do Guia de Início Rápido fornecido na embalagem.
 
Também pode introduzir o código manualmente se não puder digitalizá-lo com a câmara do dispositivo.
 
Se não tiver configurado a aplicação HomeKit durante a instalação inicial, basta fazê-lo selecionando "Settings > Home management > Gateway > Set up HomeKit" (Definições > Gestão da casa > Gateway > Configurar HomeKit).
Pode partilhar o controlo dos acessórios HomeKit com outras pessoas que utilizem o iOS 10 ou posterior e tenham iniciado sessão no iCloud.
 
Para partilhar o controlo, terá de estar em casa ou ter um hub doméstico configurado em sua casa quando enviar um convite.
 
Na aplicação VELUX ACTIVE with NETATMO, aceda a "Settings > Home management > HomeKit > Invite" (Definições > Gestão da casa > HomeKit > Convidar).
 
Na aplicação Apple Home, localize o ícone de seta no canto superior esquerdo > Invite (Convidar) > introduza a ID Apple da pessoa utilizada para iCloud > Send invite (Enviar convite).

Sim, pode instalar o gateway usando a aplicação Apple HomeKit (e não a aplicação VELUX ACTIVE with NETATMO). Siga as instruções fornecidas nesta ligação.

Nota: Para estas instalações, apenas pode usar a funcionalidade fornecida pela Apple HomeKit e pela aplicação Apple Home. Os algoritmos automáticos ACTIVE não estão incluídos na Apple HomeKit e só é possível aceder-lhes usando a aplicação VELUX ACTIVE.

Quando reiniciar o emparelhamento do HomeKit com a sua gateway, irá remover:

- A ligação Wi-Fi entre a gateway e o seu router
- O emparelhamento do HomeKit com a sua gateway

O emparelhamento com os seus produtos VELUX, sensor e Interruptor de fecho manter-se-á.
Para reiniciar o HomeKit:

- Pressione e mantenha pressionado o botão marcado com um ícone de uma engrenagem
- Quando vir a luz LED piscar vermelho, solte o botão e pressione-o uma vez novamente, por uma curta duração para confirmar a reiniciação
- A gateway irá reiniciar e recomeçará automaticamente
- Quando a luz LED piscar branco, a sua gateway está pronta para um novo emparelhamento com o HomeKit
- Abra a aplicação Home e adicione a gateway como um novo acessório no HomeKit
 
Pode atualizar a sua configuração Wi-Fi se precisar de mudar de fornecedor de serviços de Internet. 
Para atualizar o Wi-Fi:

- Prima sem soltar o botão que tem o ícone de uma engrenagem
- Liberte o botão quando o LED estiver intermitente com a cor branca
- Abra as definições iOS do seu dispositivo e abra a secção "Wi-Fi"
- Selecione o seu gateway na secção "SET UP NEW DEVICE …" (Configurar novo dispositivo) 
- Siga as instruções para atualizar a configuração Wi-Fi