Assistência e manutenção

Faça com que a sua janela VELUX dure uma vida inteira, cuidando-a bem, por dentro e por fora.

Descarregar guias para utilização e manutenção de janelas de sótão

Descarregue aqui as instruções de manutenção e de utilização da sua janela de sótão em formato PDF. Para o fazer, precisa de algumas informações que pode encontrar na placa de identificação da sua janela de sótão VELUX.
Janelas de sótão - madeira (GGL/GPL/GHL/GTL/GXL)
Janelas de sótão - poliuretano (GGU/GPU/GTU/GXU)
Funções especiais (GDL/GEL)

Como identificar a sua janela de sótão VELUX:

Todas as janelas de sótão VELUX produzidas a partir de 1968 possuem uma placa de identificação que fornece informações exatas sobre a janela, localizada no canto direito do caixilho superior, por trás da aba de ventilação.

1. Tipo
2. Tamanho
3. Variante
4. Código de produção

Comprar um kit de manutenção
Prolongue facilmente a vida da sua janela de sótão VELUX com o nosso kit de manutenção. Um kit permite-lhe manter 2 a 5 janelas de sótão com acabamento interior em madeira ou poliuretano.
Manutenção da madeira

Manutenção da madeira

Durante a fase de fabricação, a madeira foi submetida a um tratamento básico e um revestimento de acabamento e pode ser limpa com produtos de limpeza domésticos comuns. A madeira deve receber um tratamento adicional pelo menos a cada quatro anos, ou sempre que necessário. As janelas expostas a calor extremo, luz solar excessiva e/ou altos níveis de humidade (por exemplo, na cozinha ou na casa de banho) devem ser tratadas pelo menos a cada dois anos, ou sempre que necessário.

Pintura e manutenção de madeiras

Manutenção da superfície

Remova o tratamento da superfície (verniz ou tinta). Assegure que a superfície está limpa e seca e aplique primário na madeira. Quando estiver seca, aplique uma camada de verniz acrílico à base de água ou tinta (seguir sempre as instruções do fabricante). Aplique o mesmo método nas áreas afectadas se o verniz/pintura estiver danificado. A VELUX oferece um kit de reparação com verniz ou tinta de reparação original. Quando se trata a madeira, é importante cobrir as juntas para evitar que o verniz/pintura se esfregue nas juntas, uma vez que isto tornará as juntas rígidas/rígidas e estragará o seu efeito.
Limpar o vidro

Para limpar o vidro exterior, rode o caixilho 180 graus. O caixilho tem de ser imobilizado nessa posição fazendo deslizar a tranca para dentro da chumaceira na parte inferior da moldura lateral. Esta característica de segurança deixa ambas as mãos livres para limpar. Limpe o vidro com um pano macio e limpo que não largue resíduos/camurça/espoja não abrasiva ou uma espátula de janela limpa e não metálica.

Normalmente, basta água limpa para limpar o vidro. Também podem ser utilizados produtos de limpeza domésticos não abrasivos normais. A água macia é melhor para limpar os vidros. Por isso, em zonas de água dura, adicione um pouco de detergente para amaciar a água ou retire o excesso de água depois de limpar.

Limpar o vidro

Dicas

  • Evite o contacto de silicone com o vidro 
  • Não utilize produtos de limpeza que contenham partículas abrasivas 
  • Não utilize produtos químicos para limpar o vidro 
  • Evite o contacto com o vidro de quaisquer objetos aguçados ou abrasivos, incluindo jóias 
  • Nunca tente limpar sujidade do vidro sem primeiro aplicar água 
  • Se estiverem a ser realizadas obras nas proximidades do vidro, proteja-o com uma folha de plástico limpa para evitar salpicos ou manchas de compostos agressivos ou abrasivos 
Um homem a limpar o filtro de ar

Limpar o filtro de ar

O filtro de ar pode ser removido e lavado com produtos de limpeza domésticos normais. Rode totalmente e fixe a janela na posição de limpeza e, em seguida, remova o filtro da calha. Estão disponíveis novos filtros da VELUX que podem ser comprados na loja online VELUX - os filtros fazem parte dos nossos kits de manutenção (ZZZ 220K).
Um homem a limpar os rufos

Limpar os rufos

As folhas e outros detritos devem ser removidos dos rufos que envolvem a janela uma vez por ano para permitir que a água da chuva corra livremente.
Neve e gelo

Neve e gelo

Em áreas com períodos prolongados de tempo frio com queda de neve intensa, pode acumular-se uma quantidade significativa de neve e gelo no telhado e uma janela de sótão VELUX poderia ficar coberta de neve e gelo durante longos períodos. 

Quando a temperatura sobe, é frequente a janela ser um dos primeiros locais onde a neve e o gelo começam a derreter.

É importante certificar-se de que a água consegue sempre escoar do telhado e dos algerozes em redor.
Uma mulher abrindo a janela

Condensação

Quando se forma condensação sobre o vidro das suas janelas, deve considerar isso como um sinal de que deve ventilar mais frequentemente. A ventilação regular é a forma mais eficiente de impedir a formação de água de condensação sobre o vidro da sua janela.

Limite a quantidade de humidade:

  • Se possível, não seque a sua roupa dentro de casa
  • Feche as portas de cozinhas e casas de banho
  • Ventile regularmente durante cinco minutos pelo menos três ou quatro vezes por dia
  • Se possível, mantenha uma temperatura ambiente constante de pelo menos 20°C
Uma mulher a olhar pela janela

Janelas de sótão eléctricas

Recomendamos que as molas de gás sejam substituídas dentro de 10 anos após a instalação da janela, uma vez que o seu desempenho poder-se-à reduzir ligeiramente ao longo dos anos.

Recomendamos que os motores sejam substituídos dentro de 10 anos após a instalação da janela para prevenir mau funcionamentos.