Janelas de sótão VELUX - instruções de utilização

Como identificar a sua janela de sótão VELUX

Todas as janelas de sótão VELUX produzidas a partir de 1968 possuem uma placa de identificação que fornece informações exatas sobre a janela, localizada no canto direito do caixilho superior, por trás da aba de ventilação.

1. Tipo
2. Tamanho
3. Variante
4. Código de produção

Onde posso encontrar a placa de identificação?

Manutenção da madeira

A madeira foi subemtida a um tratamento básico e um revestimento de acabamento na fábrica e pode ser limpa com produtos de limpeza domésticos normais. Tem de receber mais tratamento pelo menos a cada quatro anos e sempre que necessário. No entanto, as janelas expostas a calor intenso, luz do sol intensa e/ou um nível especialmente elevado de humidade (por exemplo, numa cozinha ou casa de banho) têm de receber tratamento pelo menos a cada dois anos.

Manutenção da superfície: Remova o tratamento de superfície (verniz ou tinta) Certifique-se de que a superfície está limpa e seca e aplique primário à madeira. Quando estiver seca, aplique uma camada de verniz/tinta acrílica de base aquosa (siga sempre as instruções do fabricante). Aplique o mesmo método às zonas afetadas se o verniz/tinta estiver danificada. A VELUX oferece um kit de reparação com verniz ou tinta de reparação original.

Quando estiver a efectuar o tratamento da madeira, é importante tapar as juntas para impedir que o verniz/tinta entre em contacto com as mesmas, uma vez que isso irá torná-las rígidas/duras e prejudicar a sua função.

Limpar o vidro

Para limpar o vidro exterior, rode o caixilho 180 graus. O caixilho tem de ser imobilizado nessa posição fazendo deslizar a tranca para dentro da chumaceira na parte inferior da moldura lateral. Esta característica de segurança deixa ambas as mãos livres para limpar. Limpe o vidro com um pano macio e limpo que não largue resíduos/camurça/espoja não abrasiva ou uma espátula de janela limpa e não metálica. Normalmente, basta água limpa para limpar o vidro. Também podem ser utilizados produtos de limpeza domésticos não abrasivos normais. A água macia é melhor para limpar os vidros. Por isso, em zonas de água dura, adicione um pouco de detergente para amaciar a água ou retire o excesso de água depois de limpar.

  • Evite o contacto de silicone com o vidro 
  • Não utilize produtos de limpeza que contenham partículas abrasivas 
  • Não utilize produtos químicos para limpar o vidro 
  • Evite o contacto com o vidro de quaisquer objetos aguçados ou abrasivos, incluindo jóias 
  • Nunca tente limpar sujidade do vidro sem primeiro aplicar água 
  • Se estiverem a ser realizadas obras nas proximidades do vidro, proteja-o com uma folha de plástico limpa para evitar salpicos ou manchas de compostos agressivos ou abrasivos 

Limpar o filtro de ar

Limpar os rufos

As folhas e outros detritos devem ser removidos dos rufos que envolvem a janela uma vez por ano para permitir que a água da chuva corra livremente.

Neve e gelo

Em áreas com períodos prolongados de tempo frio com queda de neve intensa, pode acumular-se uma quantidade significativa de neve e gelo no telhado e uma janela de sótão VELUX poderia ficar coberta de neve e gelo durante longos períodos. 

Quando a temperatura sobe, é frequente a janela ser um dos primeiros locais onde a neve e o gelo começam a derreter.

É importante certificar-se de que a água consegue sempre escoar do telhado e dos algerozes em redor.

Condensação

Quando se forma condensação sobre o vidro das suas janelas, deve considerar isso como um sinal de que deve ventilar mais frequentemente. A ventilação regular é a forma mais eficiente de impedir a formação de água de condensação sobre o vidro da sua janela.

Limite a quantidade de humidade:
  • Se possível, não seque a sua roupa dentro de casa
  • Feche as portas de cozinhas e casas de banho
  • Ventile regularmente durante cinco minutos pelo menos três ou quatro vezes por dia
  • Se possível, mantenha uma temperatura ambiente constante de pelo menos 20°C